Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Comissão de Arborização apresenta integrantes


23/02/2011 - 13:52




Cláudia Xavier

 

Foi realizada na última terça-feira, dia 22 de fevereiro, a primeira reunião da Comissão Técnica Consultiva de Arborização de Campinas, que tem por objetivo dar assessoria ao órgão responsável pela arborização urbana do município, no caso, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

 

O encontro aconteceu no antigo Plenarinho da Câmara, no Paço Municipal e consistiu na apresentação dos membros participantes da comissão e da exposição da experiência de cada um deles nessa área.

 

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira, a próxima reunião deve ocorrer em 17 de março, quando serão discutidos o regimento interno da comissão e a coordenação dos trabalhos.

 

A instalação desta comissão consultiva é um fato marcante para Campinas pois, certamente, resultará na efetivação de trabalhos mais adequados à nossa realidade, assim como na ampliação e conservação de áreas verdes e , consequentemente, na melhoria da qualidade de vida na cidade”, disse Oliveira.

 

De acordo com a lei nº 11.571 de 2003, que estabelece a criação da comissão, esta deve ser composta por representantes da Prefeitura , da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC); da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetuta (AREA); da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Instituto Agronômico de Campinas (IAC);do Instituto Biológico (IB); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de Organizações Não Ambientais (ONGs).

 

Entre os participantes da primeira reunião da comissão estão os secretários de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, respectivamente, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira e Flávio de Senço, e representantes da Unicamp, IAC, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), DPJ, IB, Conselho Gestor da APA (Congeapa) e ONGs.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a CPFL, que também realiza podas de árvores, será convidada a participar das reuniões da comissão.

 

 Para o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Fábio Giardini, a comissão será formada por técnicos com bastante experiencia no serviço de podas de árvores. “Vamos oferecer um serviço de melhor qualidade na urbanização da cidade para a população”, disse.

  

A lei nº 11.571, de 17 de junho de 2003 disciplina o plantio, o replantio, a poda , a supressão e o uso adequado e planejado da arborização urbana.