Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Região central ganha mais dois contêineres para coleta de lixo reciclável


15/09/2023 - 18:10




A Secretaria de Serviços Públicos instalou mais dois pontos de entrega voluntária (PEV), contêineres para receber resíduos recicláveis, na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas, Centro. Com estes dois novos contêineres, a cidade chega a 33 PEVS, sendo que um deles será volante.
 
A ação faz parte do movimento "Dia Mundial da Limpeza 2023" (World Cleanup Day), que está na 6ª edição e é comemorado neste sábado, 16 de setembro. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, esteve no local para verificar a instalação dos contêineres, que tem capacidade de 1 mil litros cada um. Os PEVs começaram a ser implantados no início deste ano, em pontos de grande circulação de pessoas.
 
Segundo Paulella, estão sendo coletadas cerca de 40 toneladas de recicláveis por mês nos PEVs. Este número vem somar aos de outras formas de coleta seletiva na cidade.
 
"O principal critério para a escolha dos locais de instalação dos PEVs é a movimentação de pessoas. Vemos que, mesmo com 2 mil papeleiras na região central, muita gente joga lixo no chão, como papel e outros tipos de embalagens. O objetivo é de incentivar o cidadão a trazer os resíduos recicláveis, inclusive de casa, e colocar nestes pontos", diz o secretário.
 
Paulella explica que o material reciclável é destinado às cooperativas de tem dois impactos importantes. "Um é o ambiental, porque esses resíduos não vão para aterros sanitários, não vai causar o desenvolvimento de chorume e não vai gerar o gás metano, um dos principais para destruir a camada de ozônio. Do ponto de vista econômico e social, esse material é enviado às cooperativas de reciclagem, que triam e vendem os recicláveis", completa.
 
Campinas coleta cerca de 600 toneladas de recicláveis por mês. São 11 cooperativas de reciclagem, uma delas tem duas unidades, que coletam 220 toneladas por mês. Nos 16 ecopontos, são 160 toneladas por mês. A coleta seletiva feita diretamente nos bairros rende 180 toneladas por mês.
 
Evento no sábado
 
Neste sábado, 16 de setembro, Dia Mundial da Limpeza, haverá um mutirão de limpeza, das 9h às 11h30, o "Limpa Campinas – Catedral e 13 de Maio", organizado pelo grupo Mulheres do Brasil e Instituto Limpa Brasil, com apoio da Prefeitura de Campinas e outras instituições e empresas. A ação é mundial e mobiliza voluntários para a limpeza da cidade. A pedido da organização, o Departamento de Limpeza Urbana interrompeu a varrição nesta área na tarde desta sexta-feira, dia 15, até o horário do mutirão. A lavagem noturna da região central será feita normalmente.
 
Pontos de entrega voluntária
 
A Lagoa do Taquaral, parque de Campinas que recebe o maior número de visitantes – chega a 50 mil pessoas no fim de semana – é o local com mais PEVs. São sete contêineres distribuídos pela área, onde há grande circulação de pessoas como próximo à Concha Acústica, à Praça da Bandeiras, onde há eventos culturais e gastronômicos, à nova pista de skate, ao Parcão, dos cachorros, entre outros.
 
Outros locais com pontos de entrega voluntária: Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim; Parque Dom Bosco, no Vida Nova; Bosque dos Jequitibás; Escola Estadual Deputado Eduardo Barnabé, no DIC 1; praças na Vila Padre Anchieta; Paço Municipal; Torre do Castelo; Largo do Pará; Largo do Rosário; Arautos da Paz; Praça Bento Quirino; Praça Beira-Rio, no distrito de Sousas; e próximo à Catedral Metropolitana de Campinas.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Contêineres em frente à Catedral foram instalados na tarde desta sexta-feira, 15 de setembro | Crédito: Carlos Bassan

Contêineres em frente à Catedral foram instalados na tarde desta sexta-feira, 15 de setembro