Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Vibe retoma rodas de conversas com jovens aprendizes


14/09/2023 - 17:04




A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas retomou, nesta quarta-feira, 13 de setembro, as rodas de conversas com os jovens aprendizes que fazem parte do programa Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional). Estão programados outros seis encontros.
 
Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas. Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
 
“As rodas são um momento importante na formação desses jovens. São momentos onde eles falam de diferentes assuntos e conseguem interagir dentro do grupo”, disse o diretor Administrativo de Gestão de Pessoas, Cleber Rodrigues.
 
 
Psicanalista e advogado 
 
A roda foi conduzida pelo psicanalista e advogado Oscar Fonsechi Neto. “Eu fiz uma explanação sobre o Vibe e as ações do programa. Depois, a conversa fluiu, passando por temas como vocação profissional, relacionamento familiar, futuro, álcool e drogas e sexualidade”, disse Neto.
 
Kessi Jhenifer Ferreira Batista aprovou o encontro. “A roda foi muito produtiva e interativa. Conversamos sobre vários assuntos e, com certeza, foi uma ótima experiência”.
 
O encontro também foi aprovado por Ariadny Bianca Serapilha. “A roda foi excelente. Nós aprendemos muita coisa durante o encontro, inclusive, todos pediram mais”, disse. Sobre o Vibe, a jovem também foi toda elogios. “O Vibe é um programa que realmente transforma vidas. Ele transformou a minha”, completou Ariadny, que ficará no programa por mais duas semanas.
 
 
Vibe
 
O programa Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: - Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; - Valorização da integração interpessoal no trabalho; - valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
 
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: A retomada foi na quarta-feira, 13 de setembro, com temas como vocação profissional, relacionamento familiar, futuro, álcool e drogas e sexualidade | Crédito: Fernanda Sunega

A retomada foi na quarta-feira, 13 de setembro, com temas como vocação profissional, relacionamento familiar, futuro, álcool e drogas e sexualidade

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses | Crédito: Fernanda Sunega

Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos e permanecem no programa por 1 ano e 5 meses