Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Guarda Municipal trabalha para identificar os vândalos do parque da Lagoa do Taquaral


13/09/2023 - 13:36




A inteligência da Guarda Municipal de Campinas está trabalhando para identificar as pessoas que vandalizaram prédios e placas da Lagoa do Taquaral na noite de terça-feira, 12 de setembro. A partir das assinaturas deixadas nas pichações, as equipes estão analisando imagens das redes sociais para chegar ao grupo responsável. 
 
O grupo vandalizou os banheiros da área esportiva do parque e também placas de informações. O prejuízo estimado para os cofres públicos é de R$ 60 mil. Na mesma noite de ontem, houve um incêndio, também criminoso, em uma touceira de bambu. 
 
Um relatório, que incluirá outros atos de vandalismo registrados na cidade, será encaminhado para a Polícia Civil para investigação e instauração de inquérito policial. 
 
O infrator em casos de vandalismo está sujeito a uma multa de 800 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs), o equivalente a R$ 3.584,24, com base na Lei Municipal 15.111/2015.  Além disso, caso seja condenado por dano ao patrimônio público, a pena é de 6 meses a 3 anos de prisão. 
 
"Nós não vamos tolerar atos de vandalismo na cidade. Além da GM, já acionamos as forças policiais para que o patrulhamento seja intensificado e que haja agilidade nas investigações", disse o prefeito durante vistoria nos locais vandalizados na manhã desta quarta-feira.
 
“O trabalho que a Inteligência da Guarda Municipal está fazendo é essencial para que os autores sejam identificados e penalizados”, disse o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, que esteve no parque com o prefeito.
 
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, reforçou a importância que as áreas públicas têm para a comunidade de Campinas e turistas. "O Parque Taquaral é o mais visitado da cidade. É um espaço de lazer e esporte para muitas famílias. É muito triste ver o que fizeram ontem em um lugar tão importante para a cidade”, disse.
 
A Prefeitura já solicitou reforço da Polícia Militar no patrulhamento do entorno da Lagoa. Também já alinhou com a Polícia Civil as investigações para identificar os responsáveis pelos atos de vandalismo, tanto no crime de incêndio como no de danos patrimoniais.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Prefeitura de Campinas

Foto: Prefeito e secretário estiveram no parque na manhã de hoje | Crédito: Prefeitura de Campinas

Prefeito e secretário estiveram no parque na manhã de hoje

Crédito: Prefeitura de Campinas

Foto: Banheiros já estão sendo limpos | Crédito: Prefeitura de Campinas

Banheiros já estão sendo limpos

Crédito: Prefeitura de Campinas

Foto:

"Nós não vamos tolerar atos de vandalismo", afirmou o prefeito

Crédito: Prefeitura de Campinas

Foto: Incêndio também será investigado | Crédito: Prefeitura de Campinas

Incêndio também será investigado