Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Serviços Públicos aplicou fresado em 35 km de ruas e avenidas de terra de Campinas


10/09/2023 - 08:00




A Secretaria de Serviços Públicos avança com a aplicação de fresado nas ruas de terra de vários bairros da cidade e chega a quase 35 quilômetros de vias. Do início de julho, quando começou o trabalho, até o final de agosto, foram utilizadas 27,5 mil toneladas de fresado, que é o material resultante da retirada da camada superficial de asfalto durante o recapeamento. Para quem vive nesses locais com ruas de terra, a aplicação do fresado é uma boa medida para melhorar o tráfego de pedestres e veículos porque evita lama, quando chove, e muita poeira, quando o tempo está seco.
 
O material utilizado, 30 mil toneladas no total, foi doado pela concessionária CCR Autoban no fim de junho. Nestes dias, início de setembro, a aplicação do fresado está sendo feita no Jardim Nossa Senhora de Lourdes. Outros locais serão definidos a partir de segunda-feira, 11 de setembro.
 
Moradora do Parque Universal há 17 anos, Andressa de Souza Plínio, autônoma, conta que a aplicação do fresado nas vias de terra do bairro, feita há poucos dias, melhorou as condições para circulação: “O fresado ajudou muito nosso bairro. Agora, quando está calor, não tem mais a poeira. E quando chove, não fica o barro. Melhorou muito para os moradores. Todos gostaram muito.”, diz Andressa. “Depois que passou o fresado, ajudou bastante. Ficou muito bom”, completa Ronilda Adriana Coelho da Silva, que também mora, há 20 anos, no Parque Universal, casada e com duas filhas.
 
José Benedito da Silva, aposentado, mora na região do Jardim Carlos Lourenço, Jardim Tamoio, há 25 anos, com a família. Ele comenta o quanto a aplicação de fresado beneficiou a população. “Foi de uma ajuda muito importante para nós. São lugares onde moram várias pessoas, muitas também trabalham. O fresado melhorou bastante para nós. Uma coisa simples e que deu resultado. As pessoas podem ir e vir.”, diz.
 
 
Como o trabalho é feito
 
Para a aplicação do fresado nas vias de terra, explica o engenheiro civil Osmar Torres, da Secretaria de Serviços Públicos, é necessário utilizar caminhão basculante, para distribuir o material; motoniveladora, para regularizar o solo; caminhão-pipa, para umedecer o fresado; e rolo compactador, nos trechos com espaço para a máquina.
 
A melhoria nas vias de terra da cidade podem ser solicitadas pelo telefone 156 e/ou diretamente nas Administrações Regionais e Subprefeituras (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos).
 
 
Fresado aplicado
 
Ruas e avenidas da cidade receberam fresado nos bairros Chácaras Marisa, Cantinho do Céu, Residencial Sirius. Residencial Rosário e Jardim Florence. A Estrada do Felipão, no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Núcleo Santos Dumont 2; Jardim Tamoio; Núcleo Residencial 28 de Fevereiro; Piracambaia; Jardim Stella; Jardim São Pedro de Viracopos; Chácaras Campos Elíseos; Três Marias; Jardim Amoreiras; Jardim Anchieta; Chico Amaral/Parque Universal; Recanto dos Dourados; Chácaras Gargantilha; Jardim Estoril; Jardim do Lago Continuação; Jardim Novo Macaranã; Jardim Capivari; Jardim Rosália 2; Vila Lunardi.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: A moradora Andressa de Souza Plínio (esq):

A moradora Andressa de Souza Plínio (esq): "Quando está calor, não tem mais a poeira. E quando chove, não fica o barro. Melhorou muito para os moradores"

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Solicitação de melhoria nas vias de terra da cidade podem ser pelo telefone 156 | Crédito: Carlos Bassan

Solicitação de melhoria nas vias de terra da cidade podem ser pelo telefone 156

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Melhoraria no tráfego | Crédito: Carlos Bassan

Melhoraria no tráfego