Emissão de notas de serviço pelos MEIs muda a partir desta sexta
31/08/2023 - 12:20
A partir desta sexta-feira, 1º de setembro, os microempreendedores individuais (MEIs) passarão a emitir as notas de serviços pelo Portal Nacional de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (
https://www.gov.br/nfse/pt-br). Em Campinas, a Secretaria de Finanças e a Casa do Empreendedor estão orientando esses profissionais sobre a mudança.
Para o empreendedor utilizar o sistema federal, deve fazer o cadastro da pessoa física ou jurídica no portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, acessar a conta e ajustar as configurações de primeiro acesso e, logo após, a emissão da nota estará liberada pelo site ou aplicativo.
Os MEIs também têm à disposição um ebook e vídeos do passo a passo de como se cadastrar e emitir nota fiscal pelo Portal da Nota Fiscal. O material pode ser acessado no
"Quem tem que emitir notas amanhã, por exemplo, precisa correr. O cadastro é simples, mas é sempre bom fazer com antecedência para que não haja nenhum problema na hora de emitir o documento fiscal", disse Carlos Alberto Maia, diretor de Receitas Mobiliárias.
Ainda segundo ele, quem tiver dúvidas deve acessar os tutoriais ou entrar em contato com a Prefeitura. "O contribuinte só não pode deixar de emitir a nota", concluiu.
Atendimento
Já na Casa do Empreendedor, localizada no CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas), o atendimento pode ser on-line e presencial.
Números
Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, Campinas conta com 101.307 MEIs. As principais atividades na cidade são cabeleireiros e manicure (6.794), promoção de vendas (5.943), preparação de documentos (5.343) e comércio varejista de vestuário (4.158).
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados