Peça "Rio que passa lá" será apresentada no CEU Florence neste sábado

30/08/2023 - 14:46

O Grupo Último Tipo apresenta neste sábado, 2 de setembro, o espetáculo "Rio que passa lá", no CEU Florence, às 16h, com entrada gratuita. A sessão é acessível em Libras. Na peça, o rio Tietê toma a forma de um viajante para falar com o homem de igual para igual. Por meio de suas lendas e sua história, busca despertar a consciência da importância da água para a vida.

Este projeto foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A apresentação integra a programação de circulação do espetáculo por seis espaços culturais de Campinas, em celebração aos 35 anos de trajetória artística do Último Tipo. A peça já foi apresentada no Sesi, no Castro Mendes, Centro Cultural Casarão e no CEU Vila Esperança. A última apresentação deste projeto será no Centro Cultural Maria Monteiro (21/10).

Sobre a peça

Em cena, os artistas do grupo Último Tipo (Déo Piti, Jara Carvalho, Lya Bueno e Velú Carvalho) contam essa fábula  por meio da linguagem teatral e da fantasia, trazendo a alegria das festas, tradições, danças típicas, músicas e elementos do folclore de várias cidades que são banhadas pelo rio Tietê, como o samba-lenço, a catira, o cururu, o encontro de batelões e a música indígena.

Com temática ambiental, este espetáculo musical, destinado a públicos de todas as idades, conta a história do rio Tietê, que nasce na Serra do Mar, passa por todo o estado de São Paulo, cortando diversas cidades, inclusive a capital, percorrendo cerca de 1010 km até desembocar no rio Paraná.

Após a apresentação, o público é convidado a participar de um bate-papo com o elenco sobre a montagem com o objetivo de despertar no público a consciência da importância da água para a vida.

Música ao vivo

A trilha do espetáculo foi composta a partir dos ritmos tradicionais do estado de São Paulo, sobretudo a “moda de viola” e o “samba-lenço”, sem deixar de prestigiar ritmos universais como o reggae, ou brasileiríssimos como o frevo e o choro.

Tudo isso dialogando em alguns momentos com a música eletrônica. As canções são todas executadas ao vivo e também são usadas trilhas gravadas durante alguns textos e transições. Todas as músicas são autorais e inéditas, exceto uma que é tupi-guarani.

A produção de materiais de cena, cenário e figurinos, como em todos os outros trabalhos do grupo, foram criados com materiais descartados, prezando a reciclagem e o reaproveitamento.

Rio que passa lá - espetáculo cênico musical do grupo Último Tipo
Dia: Sábado, 02/09
Local: no CEU Florence ( R. Lasar Segal, 110 - Jardim Florence)
Entrada gratuita. Apresentação acessível em Libras.

Crédito: Samuel Lorenzetti/Divulgação

Foto: Peça traz o Rio Tietê como protagonista para conversa franca com os homens | Crédito: Samuel Lorenzetti/Divulgação

Peça traz o Rio Tietê como protagonista para conversa franca com os homens