Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Audiência Pública do PIDS reúne mais de 250 pessoas no Centro de Convenções da Unicamp


28/08/2023 - 09:00




 
Mais de 250 pessoas participaram, na tarde do sábado 26 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de audiência pública realizada pela Prefeitura de Campinas, por meio das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Urbanismo. Moradores do distrito de Barão Geraldo debateram sobre o projeto de lei para um novo zoneamento do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que deverá ser enviado à Câmara até o final deste ano.
 
De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, a audiência pública, como um processo participativo, foi muito produtiva. “Contamos com mais de 250 pessoas, que tiveram oportunidade de falar quais eram as suas ideias e suas reivindicações. Agora, vamos internalizar todas essas contribuições, vamos fazer uma análise técnica para fechar o projeto de lei e enviar à Câmara dos Vereadores”, explicou.
 
As discussões sobre o tema começaram em novembro do ano passado quando a Prefeitura realizou a primeira reunião geral, também em Barão Geraldo. No encontro deste sábado (26), a equipe técnica da Secretaria de Planejamento apresentou o texto atualizado, com as sugestões que foram incorporadas a partir das 12 oficinas regionais realizadas entre março e maio deste ano. Durante a apresentação da nova minuta foram destacadas as alterações sugeridas pelos moradores. 
 
Foram 384 sugestões e, do total, boa parte eram pedidos de explicações. Depois da análise técnica, algumas mudanças solicitadas foram estruturadas e alguns itens de sustentabilidade se tornaram obrigatórios. Na área de ampliação do Polo, por exemplo, houve uma redução do número de pavimentos das edificações de sete para quatro. Ao longo do desenvolvimento do projeto, outras questões foram alteradas por solicitação da comunidade.
 
Entre os principais temas debatidos com os moradores dos bairros da região impactada pela proposta se destacam: o perímetro de abrangência do PIDS; os objetivos e instrumentos urbanísticos previstos no projeto de lei; as propostas para o meio ambiente e a infraestrutura do polo; o modelo de zoneamento, parcelamento do solo e a mobilidade urbana.
 
As sugestões realizadas durante a audiência deste sábado também serão analisadas e podem ser incorporadas na minuta do projeto de lei. Vale lembrar que, depois que a proposta chegar na Câmara, novas audiências serão realizadas antes da votação do projeto.
 
Para a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, a audiência pública deste sábado mostra o trabalho integrado realizado pela Prefeitura. “A presença de secretários de outras pastas neste debate mostra o sincronismo com o qual estamos trabalhando para elaborar um projeto de lei com conteúdos técnicos, buscando um urbanismo inovador com responsabilidade e transparência”, destacou. 
 
Além dos representantes das pastas de Planejamento e de Urbanismo, o evento também contou com a participação dos secretários de Justiça, Peter Panutto; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e do subprefeito de Barão Geraldo, Osvaldo Kaize Júnior. O reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, e o professor da Unicamp Mariano Laplane também estiveram presentes.
 
As informações e os materiais das discussões sobre o PIDS estão disponíveis para a população em https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-desenvolvimento-urbano/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel .

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Mais de 250 pessoas participaram do evento | Crédito: Eduardo Lopes

Mais de 250 pessoas participaram do evento

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Secretários municipais deram informações sobre o projeto | Crédito: Eduardo Lopes

Secretários municipais deram informações sobre o projeto

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Prefeitura tirou dúvidas e ouviu sugestões da sociedade | Crédito: Eduardo Lopes

Prefeitura tirou dúvidas e ouviu sugestões da sociedade