Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas finaliza licitação para monitorar antigos aterros sanitários


08/05/2023 - 16:30




Os antigos aterros sanitários de Campinas, Delta A, Santa Bárbara e Satélite Íris, serão monitorados e receberão manutenção. O contrato, por 30 meses, foi homologado e adjudicado nesta segunda-feira, 8 de maio, no Diário Oficial do Município. O consórcio Campinas Ambiental, formado pelas empresas M.B. Engenharia e Meio Ambiente Ltda., Severo Villares Projetos e Construções S.A. e Trail Infraestrutura Eireli, será o responsável pelo serviço.
 
 
 
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que, por meio deste contrato, será feito monitoramento dos antigos aterros, que estão desativados há anos e atualmente não são usados para esta finalidade. O valor do contrato é de cerca de R$ 36,5 milhões. O processo foi encaminhado à Secretaria de Serviços Públicos para emitir, nos próximos dias, uma autorização de despesa para execução dos serviços.
 
 
 
O aterro Delta A foi desativado, em abril de 2014, porque atingiu a capacidade máxima, de 6 milhões de toneladas; o Santa Bárbara, que tinha capacidade de 2,5 milhões de toneladas, foi desativado, em 1993, porque estava próximo das residências do bairro; e o do Satélite Íris (Pirelli), em 1985. A capacidade desse último não foi mensurada, uma vez que o espaço era usado como lixão e não exatamente como aterro.  

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Delta A em 2014, ano em que área deixou de ser usada como aterro sanitário | Crédito: Carlos Bassan

Delta A em 2014, ano em que área deixou de ser usada como aterro sanitário