Tablets vão auxiliar os guardas municipais no atendimento de ocorrências

05/08/2022 - 14:40

A Guarda Municipal de Campinas passa a contar a partir desta sexta-feira, 5 de agosto, com mais uma ferramenta de trabalho. Oitenta tablets estão sendo instalados nas viaturas da corporação e vão agilizar o atendimento de ocorrências na cidade. Os equipamentos estão conectados ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP-CAD), programa do Ministério da Justiça.

“Com essa ação, vamos desburocratizar o trabalho da Guarda Municipal. Com os tablets, os guardas podem pesquisar veículos, pessoas, tudo online. É a tecnologia sendo usada para trazer mais segurança para Campinas”, disse o prefeito Dário Saadi.

Campinas é a primeira cidade de grande porte do Estado de São Paulo a aderir ao Sinesp-Cad. “Essa inovação tecnológica é um marco para a Guarda Municipal. Com o Sistema instalado nos tablets os guardas terão acesso a um número maior de informações e com isso vamos diminuir o tempo de resposta para as demandas da população”, explicou o secretário de Segurança Christiano Biggi.

O investimento foi de R$ 144 mil.

O presidente da Câmara, vereador Zé Carlos, também elogiou a iniciativa. “Quero fazer um agradecimento ao prefeito que mais uma vez está trazendo a tecnologia para a Guarda Municipal atender as ocorrências com mais agilidade e eficiência.”

O sistema define, pela proximidade, qual viatura vai atender a ocorrência e a rota mais rápida. Ele também oferece um painel de controle que permite ao comando da Guarda Municipal acompanhar em tempo real as ocorrências que estão sendo atendidas.

No decorrer do atendimento, os guardas poderão fazer a checagem dos envolvidos, preencher a ocorrência e inserir mídias, como fotos e vídeos relativos ao fato.

Parceria

Os 80 suportes para os tablets foram doados pelo Conselho de Polícia. O presidente do órgão, Arthur Vasconcellos Rezende, destacou a importância de parcerias como essa. “É uma honra poder ajudar nessas ações tão importantes para dar agilidade às ações de segurança. O Conselho de Polícia está sempre trabalhando em conjunto com todas as forças de polícia”, disse.

Foto: Oitenta tablets agilizarão trabalho nas ruas | Crédito: Carlos Bassan

Oitenta tablets agilizarão trabalho nas ruas

Foto: Prefeito Dário Saadi: vamos desburocratizar a GM | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito Dário Saadi: vamos desburocratizar a GM