Sábado é dia de interagir com os animais no Bosque dos Jequitibás

28/07/2022 - 10:43

O Bosque dos Jequitibás terá mais uma edição do Bosque Interativo neste sábado, 30 de julho, das 9h às 16h, na praça próxima ao chafariz. O Bosque Interativo oferece aos visitantes a oportunidade de interagir com alguns animais silvestres como serpente, jiboia, ouriço-cacheiro, coruja, cateto, entre outros, com supervisão de profissionais de veterinária e biologia. O evento é gratuito, aberto a pessoas de todas as idades e não precisa fazer inscrição.

No Bosque Interativo, os animais vivos são da Casa dos Animais Interessantes e do Setor Veterinário, e as peças de animais taxidermizados (mortos, empalhados e preservados) são do acervo do Museu de História Natural, todos do Bosque dos Jequitibás.

“A interatividade com os animais propicia aos visitantes uma experiência cognitiva e sensorial. Os profissionais de biologia e veterinária do Bosque também orientam sobre a importância de respeitar e preservar os animais e o meio ambiente”, diz o veterinário do Bosque, Douglas Presotto.

O evento é realizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, além do Laboratório de Mamíferos, da Unicamp; e do Instituto de Zootecnia, de Nova Odessa.

Educação ambiental e cuidados com os bichos

O Bosque dos Jequitibás desenvolve ações de educação ambiental junto a escolas, instituições e visitantes do parque. Também acolhe e trata de alguns animais silvestres resgatados, que tenham sofrido acidentes e/ou maus-tratos, levados pela Polícia Ambiental e pelos Bombeiros. Esses animais são reabilitados para que possam retornar à natureza ou um novo local adequado para viver.

O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, 2, Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. Entrada gratuita.

Foto: População poderá interagir com as cobras | Crédito: Eduardo Lopes

População poderá interagir com as cobras

Foto: Cateto também participará no Bosque Interativo | Crédito: Eduardo Lopes

Cateto também participará no Bosque Interativo