Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Ação conjunta da Assistência e da Saúde atende 40 pessoas no Viaduto Cury


07/07/2022 - 17:52




 

 

Uma ação conjunta do SOS Rua e do Consultório na Rua na manhã desta quinta-feira, dia 7, para atendimento a pessoas em situação de rua no Viaduto Cury, nas imediações da Praça Felipe Selhi Cunha, resultou no atendimento de 40 pessoas desse público.

 

 

Estamos atentos às necessidades do público em situação de rua e devemos tornar essas ações mais frequentes a partir deste mês”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

 

As abordagens conjuntas visam o atendimento humanizado da população em situação de rua e o devido encaminhamento para serviços de Saúde e de Assistência Social.

 

 

Integrada por seis profissionais, sendo três do SOS Rua e três do Consultório na Rua, a equipe realizou atendimentos conjuntos com o objetivo de identificar demandas. Os profissionais também orientam a população acerca dos serviços de assistência social e saúde destinados à população em situação de rua.

 

 

Durante a ação, houve distribuição de água, de equipamentos de proteção individual, materiais de redução de danos e preservativos. Os atendidos foram encaminhados para serviços de assistência e documentação, assim como também foram feitos agendamento de atendimentos de saúde nos dias de campo do Consultório na Rua.

 

 

Diariamente, de domingo a domingo, as equipes do SOS Rua realizam abordagens para a população em situação de rua. A Operação Inverno amplia o período de acolhimento do serviço SOS Rua para o período das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, fazer encaminhamento aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

 

 

Desde a primeira semana do mês de maio, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e passou a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. 

 

 

Desde 5 de maio, a secretaria também ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 80 vagas na Casa da Cidadania. 

 

 

Consultório na rua

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde mantém o Consultório na Rua, que visa atender a essa população. Por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade, o Consultório na Rua oferece cuidados em saúde a essas pessoas em seus próprios contextos de vida. É composto por duas equipes multidisciplinares que contam com médicos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (pessoas que trabalham com a política de redução dos danos causados pelas drogas).

 

 

O foco do atendimento é voltado para as doenças ou condições que mais atingem os moradores em situação de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. O Consultório orienta essa população sobre moléstias, como as sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e medição de pressão.


 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Assistência e Saúde prestaram atendimento no Viaduto Cury | Crédito: Divulgação

Assistência e Saúde prestaram atendimento no Viaduto Cury