Ação na região central encerra Semana Municipal de Prevenção às Drogas

01/07/2022 - 12:32

A unidade itinerante da Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas (CPUD) esteve, nesta sexta-feira, dia 1º, das 9h às 14h, diante da Catedral Metropolitana de Campinas distribuindo material informativo e educativo sobre o perigo das drogas no município. A ação encerrou a Semana Municipal de Prevenção às Drogas.

Temos desenvolvido amplos esforços para o enfrentamento do problema do vício e entendemos que a mobilização exige a participação do poder público em todas as suas instâncias, assim como da sociedade civil”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

A Semana Municipal de Prevenção às Drogas teve início no dia 26 de junho com uma caminhada que levou 400 pessoas à Lagoa do Taquaral. Na ocasião foram distribuídos materiais educativos e divulgados os serviços da Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas.

Este ano a secretaria acolheu pelo Programa Recomeço, voltado ao tratamento ao vício em drogas e álcool, 251 pessoas, assim como acompanhou, com o Ministério Público, inspeções em Comunidades Terapêuticas.

Coordenadoria

A Coordenadoria Setorial de Políticas de Prevenção ao Uso de Drogas tem por objetivo desenvolver atividades de prevenção primária, secundária e terciária em relação ao uso problemático de substâncias psicoativas.

Também busca a promoção e prevenção com dignidade, respeito, compromisso às pessoas usuárias, dependentes e codependentes de drogas, visando a defesa da vida e diminuição dos fatores de risco, aumentando os fatores de proteção aos dependentes químicos, procurando definir o ambiente de onde vão partir as ações de prevenção ao consumo de drogas e as estratégias a serem adotadas.

A Coordenadoria leva informações e orientações com o objetivo de evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência e os prejuízos relacionados ao padrão de consumo de substâncias psicoativas.

Consultório na rua

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos realiza também, em parceria com o Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, ações de conscientização e apoio sobre o vício em drogas e álcool junto à população em situação de rua, encaminhando os interessados para o Programa Recomeço.

Crédito: Divulgação

Foto: Programação começou com uma caminhada na Lagoa do Taquaral, que reuniu 400 pessoas. | Crédito: Divulgação