Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Novo tomógrafo do Hospital Mário Gatti entra em operação e agiliza exames


01/07/2022 - 11:39




O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti iniciou a operação de mais um tomógrafo nesta sexta-feira, 1 de julho. O equipamento, modelo “Somaton Go Up” de 64 canais, da fabricante Siemens Healthineers, incorpora novas tecnologias, agiliza e traz mais qualidade para os exames realizados na rede municipal.

 

A entrega do tomógrafo marca o início das comemorações dos 248 anos de Campinas.

 

O novo equipamento ampliará a capacidade de tomografias da atual média mensal de 2,4 mil para 4 mil. É um grande ganho para o hospital e para os pacientes. É um equipamento de excelente qualidade, que dará celeridade nos atendimentos e ajudará a melhorar os diagnósticos”, disse o prefeito Dário Saadi na manhã desta sexta-feira, durante visita à unidade, acompanhado do presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, e do diretor técnico do hospital, Carlos Arca

 

O Mário Gatti recebeu o equipamento do Ministério Saúde, após ser selecionado em um chamamento de estabelecimentos públicos ou privados sem fins lucrativos (filantrópicos) integrantes do SUS no segundo semestre de 2020. Com a aquisição, o hospital passa a dispor a partir de agora de dois tomógrafos.

 

A tomografia computadorizada é uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. Ela capta imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões, das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

 

O Somatom Go Up funciona com 64 canais, com maior qualidade nas imagens capturadas, garantindo mais precisão no diagnóstico, independente da área do corpo investigada no exame. O novo equipamento, mais tecnológico, permite resultados em diversos campos clínicos, identificando alterações que poderiam passar despercebidas em exames mais antigos.


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito e presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni. | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito e presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Tomógrafo modelo “Somaton Go Up” de 64 canais. | Crédito: Fernanda Sunega

Tomógrafo modelo “Somaton Go Up” de 64 canais.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Capacidade mensal de exames passará de 2,4 mil para 4 mil. | Crédito: Eduardo Lopes

Capacidade mensal de exames passará de 2,4 mil para 4 mil.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Equipamento traz mais qualidade para os exames. | Crédito: Eduardo Lopes

Equipamento traz mais qualidade para os exames.