Novo tomógrafo do Hospital Mário Gatti entra em operação e agiliza exames

01/07/2022 - 11:39

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti iniciou a operação de mais um tomógrafo nesta sexta-feira, 1 de julho. O equipamento, modelo “Somaton Go Up” de 64 canais, da fabricante Siemens Healthineers, incorpora novas tecnologias, agiliza e traz mais qualidade para os exames realizados na rede municipal.

A entrega do tomógrafo marca o início das comemorações dos 248 anos de Campinas.

O novo equipamento ampliará a capacidade de tomografias da atual média mensal de 2,4 mil para 4 mil. É um grande ganho para o hospital e para os pacientes. É um equipamento de excelente qualidade, que dará celeridade nos atendimentos e ajudará a melhorar os diagnósticos”, disse o prefeito Dário Saadi na manhã desta sexta-feira, durante visita à unidade, acompanhado do presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, e do diretor técnico do hospital, Carlos Arca

O Mário Gatti recebeu o equipamento do Ministério Saúde, após ser selecionado em um chamamento de estabelecimentos públicos ou privados sem fins lucrativos (filantrópicos) integrantes do SUS no segundo semestre de 2020. Com a aquisição, o hospital passa a dispor a partir de agora de dois tomógrafos.

A tomografia computadorizada é uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. Ela capta imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões, das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

O Somatom Go Up funciona com 64 canais, com maior qualidade nas imagens capturadas, garantindo mais precisão no diagnóstico, independente da área do corpo investigada no exame. O novo equipamento, mais tecnológico, permite resultados em diversos campos clínicos, identificando alterações que poderiam passar despercebidas em exames mais antigos.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito e presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni. | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito e presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Tomógrafo modelo “Somaton Go Up” de 64 canais. | Crédito: Fernanda Sunega

Tomógrafo modelo “Somaton Go Up” de 64 canais.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Capacidade mensal de exames passará de 2,4 mil para 4 mil. | Crédito: Eduardo Lopes

Capacidade mensal de exames passará de 2,4 mil para 4 mil.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Equipamento traz mais qualidade para os exames. | Crédito: Eduardo Lopes

Equipamento traz mais qualidade para os exames.