Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Secretários e vereador visitam área prevista para shopping popular


23/06/2022 - 09:49




O secretário municipal de Relações Institucionais, Marcos José Lena, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, a equipe técnica da Coordenadoria Departamental do Patrimônio Cultural e o vereador Carlinhos Camelô estiveram na manhã de terça-feira, 21 de junho, na área onde está prevista a instalação do shopping popular. 
 
A visita teve o objetivo de mostrar o local onde será implantado o empreendimento, que fica no Complexo Ferroviário, próximo à Estação Cultura e, onde também se encontra o prédio denominado “Nova Casa de Carros”, que é um bem tombado como patrimônio cultural da cidade. 
 
O grupo recebeu explicações técnicas sobre o local, sobre o histórico do lugar e sobre o contexto do tombamento do imóvel que deve ser preservado e incorporado ao projeto do shopping popular. 
 
“A visita teve a finalidade de verificar o local onde será construído o futuro espaço para abrigar os camelôs. Na oportunidade, estiveram presentes uma equipe técnica, os secretários e a participação do vereador Carlinhos Camelô para que haja um entendimento sobre adequação do projeto”, disse Marcos José Lena, secretário municipal de Relações Institucionais da Prefeitura. 
 
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a importância da visita para esclarecer a importância do local, do bem tombado, assim como do projeto do shopping popular. Ela ressaltou que a Secretaria e a Prefeitura “estão abertas às propostas no sentido que o imóvel tombado seja incorporado ao projeto dos camelôs”. 
 
“Estamos à disposição para dar toda assistência ao projeto porque sabemos que a requalificação do centro passa pela remoção dos camelôs para o Complexo Ferroviário. Entendemos que o assunto é importante e a Secretaria e todas as equipes estão abertas a ajudar”, completou Alexandra. 
 
O vereador Carlinhos Camelô também destacou: “A vistoria foi fundamental e necessária nesse processo que estamos passando, a expectativa de desburocratizar é enorme. Em relação ao projeto, estamos à disposição para que o bem tombado seja incorporado para resolver esse entrave o mais rápido possível, resolvendo assim, a revitalização da cidade. Toda a categoria está sonhando com isso, há 12 anos estamos lutando e espero que, em breve, eu possa levar uma notícia positiva para eles.”
 
Nova Casa de Carros
 
O prédio denominado “Nova Casa de Carros” foi construído pela Companhia Mogiana de Estrada de Ferro entre 1954 e 1955. O prédio histórico é uma cobertura metálica utilizada para a montagem de carros e vagões de aço carbono. Ele foi utilizado até 1971 pela Companhia Mogiana, sendo entregue depois para a Fepasa para ter outras utilizações. Foi desativado e, a partir de 2000, passou a ser usado pela ALL como local de retificação do truque (do inglês truck) que constitui um conjunto de rodas do trem. O local foi utilizado no decorrer dos anos de 2010, estando atualmente desativado.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Alexandra Caprioli, equipe técnica da Coordenadoria Departamental do Patrimônio Cultural e Carlinhos Camelô caminham sobre trilhos do complexo  | Crédito: Arquivo PMC

Alexandra Caprioli, equipe técnica da Coordenadoria Departamental do Patrimônio Cultural e Carlinhos Camelô caminham sobre trilhos do complexo

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Local abriga a  Nova Casa de Carros, patrimônio cultural da cidade | Crédito: Arquivo PMC

Local abriga a Nova Casa de Carros, patrimônio cultural da cidade