Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeito abre Oficina de Sustentabilidade oferecida pela PUC-Campinas


22/06/2022 - 17:27




O prefeito Dário Saadi abriu a Oficina de Sustentabilidade nas Cidades, promovida pela PUC-Campinas, nesta quarta-feira, 22 de junho, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O curso foi direcionado a secretários e diretores da Prefeitura. 
 
“As universidades são fundamentais no conhecimento, nas pesquisas, nas propostas. Aqui, são os secretários e presidentes de autarquias que vão colocar as ideias na prática, no dia a dia”, disse o prefeito. 
 
Segundo Dário Saadi, Campinas tem sido reconhecida e premiada por sua atuação como líder na área do meio ambiente e gestão de sustentabilidade no Brasil e no mundo. Mas sempre é possível avançar mais. “Temos o objetivo de nos tornar a cidade com o maior sistema de inovação e tecnologia do Brasil. Isto tem que caminhar junto com o desenvolvimento sustentável. E é importante ter a academia para somar esforços”.
 
O programa de pós-graduação em Sustentabilidade é oferecido pela PUC-Campinas desde 2015. O objetivo é qualificar os alunos de forma interdisciplinar para atuar em contextos diversos como pesquisa científica, desenvolvimento de projetos, políticas públicas, assessoria ao setor produtivo, entre outros. Foi a primeira vez que a universidade trouxe uma mostra do curso para a Prefeitura. 
 
Para o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, esta parceria da universidade com o poder público tem enorme potencial. O secretário ressaltou para todos os presentes o reconhecimento que Campinas tem na área ambiental. 
 
“Campinas foi selecionada pela União Europeia entre dez cidades no mundo com experiências exitosas em planejamento e sustentabilidade. Um dos projetos reconhecidos foi o de Parques Lineares”, disse Rogério Menezes. 
 
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a parceria com a universidade é um marco importante de novos tempos entre a academia e a área pública. “É importante que a Prefeitura possa usufruir o conhecimento acadêmico para propor inovações que levem à melhoria na qualidade de vida do campineiro”, afirmou Paulella.
 
Também participaram da abertura da oficina o vereador Luiz Carlos Rossini, presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Campinas e Camila Brasil Gonçalves Campos, diretora do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas, que apresentou o programa de mestrado do curso.
 
As palestras da oficina foram ministradas pelos professores do Curso de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas: Cândido Ferreira da Silva Filho, que apresentou “Cidades e o Desenvolvimento Sustentável”; Diego de Melo Conti, com a palestra “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”; Duarcides Ferreira Mariosa, “Gestão Sustentável de Recursos Hídricos” e Orandi Mina Falsarella, que apresentou “Bacias hidrográficas inteligentes”.
 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Dário: secretários vão colocar ideias em prática | Crédito: Carlos Bassan

Dário: secretários vão colocar ideias em prática

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Paulella comemorou parceria com a universidade | Crédito: Carlos Bassan

Paulella comemorou parceria com a universidade

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Professores da PUC Campinas deram palestras | Crédito: Carlos Bassan

Professores da PUC Campinas deram palestras

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretário do Verde falou da experiência de Campinas na área ambiental | Crédito: Carlos Bassan

Secretário do Verde falou da experiência de Campinas na área ambiental

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Campinas busca inovação e tecnologia | Crédito: Carlos Bassan

Campinas busca inovação e tecnologia