Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

CEU Estação Cidadania vai ganhar grande obra de arte ao ar livre grafitada


21/06/2022 - 15:05




Entre os dias 20, 22, 23, 24 e 27 deste mês, um time formado por 120 crianças e adolescentes de 12 a 18 anos vai fazer das paredes do CEU Estação Cidadania - Cultura Thaís Fernanda Ribeiro uma grande tela de pintura a céu aberto. A ação faz parte do projeto social Arte & Grafite, que tem como objetivo promover o acesso à cultura, lazer e entretenimento para a população infantojuvenil.
 
 
Durante os cinco dias de evento, o artista plástico Alexandre Filiage - reconhecido internacionalmente pelas obras que retratam a fauna brasileira - vai ministrar oficinas gratuitas de grafite profissional, que incluirão aulas teóricas e práticas.
 
 
Entre os participantes do projeto Arte & Grafite estarão alunos das escolas públicas EMEF/EJA Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, do Jardim São Marcos, e da EMEF/EJA Profª Clotilde Barraquet Von Zuben, no Jardim Florence.
 
 
De acordo com os organizadores do evento, equipamentos de segurança como máscaras, luvas e óculos serão entregues a todos os participantes para evitar a inalação de produtos químicos e protegê-los de qualquer situação que ofereça risco. Os protocolos de prevenção à covid-19 também serão rigorosamente seguidos.
 
 
Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e com patrocínio da Panco, o projeto Arte & Grafite é realizado e organizado pela Perfectto Projetos e conta com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A ação já passou pelas cidades de Caraguatatuba (SP) e Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
 
 
Oficinas de Grafite
 
 
As oficinas de artes plásticas incluirão aulas teóricas e práticas, que serão realizadas das 8h às 17h. Os participantes serão convidados a grafitar coletivamente e farão parte da construção de uma grande obra de arte inspirada em temas voltados à preservação da flora e da fauna.
 
As aulas incluem ensinamentos sobre:
- a história do grafite;
- quem são os principais artistas de cada época;
- como diferenciar grafite de pichação;
- quais são as técnicas tradicionais como o uso de spray e como aplicar a distância e a velocidade no seu uso;
- que tipo de tinta usar, se à óleo ou acrílica;
- utilização de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso e de que forma é possível obter visão de profundidade nas obras.
 
 
Interessados em participar do projeto podem se inscrever pelo e-mail contato@perfecttoprojetos.com.br. As vagas são limitadas.
 
 
Alexandre Filiage
 
 
As obras de Alexandre Filiage já são atração em Campinas. O artista também é responsável pelo painel de aproximadamente 180 metros quadrados pintado em um dos paredões laterais da avenida Aquidabã, próximo ao Bosque dos Jequitibás.
 
 
Filiage trabalhou como ilustrador publicitário em São Paulo e viveu nove anos na Espanha. Lá, teve contato com o trabalho de muralistas que o inspiraram a seguir a trajetória da pintura mural. De volta ao Brasil, desenvolveu uma técnica de pintura multicolorida e de formas estilizadas, utilizando nas imagens plantas e animais típicos dos locais onde as obras são realizadas, com influência da Pop Arte e da ilustração norte-americana.

Crédito: Divulgação

Foto: Grafite do artista Alexandre Filiage que ministrará as oficinas | Crédito: Divulgação

Grafite do artista Alexandre Filiage que ministrará as oficinas