Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Semeia 2022 começa neste fim de semana com programação variada


03/06/2022 - 17:46




A Semana do Meio Ambiente de Campinas – Semeia 2022 – começa neste sábado, dia 4 de junho, e traz uma programação repleta de atividades presenciais e virtuais para promover reflexões e aprendizados sobre a preservação e conscientização. Haverá ações ambientais, de saúde, educacionais, esportivas e artísticas, como o passeio ciclístico no sábado organizado pela equipe da Mata de Santa Genebra. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), por exemplo, realiza concerto no sábado à noite, às 20h, no Espaço Cultural Maria Monteiro, com “Clássicos Populares” e entrada é gratuita. Domingo pela manhã, Dia Mundial do Meio Ambiente, a abertura oficial será com música em Joaquim Egídio.
 
 
Sob a coordenação da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), a Semeia 2022 apresenta o tema “O clima muda... e você?” e põe o foco no debate sobre a urgência da mudança de hábitos e da necessidade de ações conjuntas entre sociedade, entidades e governos para garantir a sobrevivência das gerações futuras. 
 
 
Confira a programação completa no link Semeia 2022. O evento prossegue até do dia 11 de junho.
 
 
A abertura oficial da Semeia 2022 será às 10h de domingo, 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Está programada a apresentação do Coral Adulto do Projeto Oficinas de Música Caipira de Joaquim Egídio, regido por Jairo Silveira, acompanhado pelo professor Ricardo Matsuda, no Centro de Educação Ambiental “Marco Antônio Vicentini”, que fica na Estação Ambiental do Distrito de Joaquim Egídio. 
 
 
Também no domingo, haverá o passeio ciclístico na Mata Santa Genebra, das 8h às 11h. Voltada para jovens, adultos e crianças a partir de 7 anos de idade, a ação será na ARIE Mata de Santa Genebra, Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Barão Geraldo. Inscrições gratuitas no link https://forms.gle/AxkfQNtxHisKF8Y3A.
 
 
O evento
 
 
Esta é a 22ª edição da Semana do Meio Ambiente, realizada em Campinas ininterruptamente desde o ano de 2000. “A Semeia 2022 tem esse aspecto de retomada, é a maior dos últimos anos em número de atividades e chama a atenção para as mudanças do clima após a pandemia que atingiu a todos no mundo”, afirma o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. 
 
 
As atividades vão desde palestras, encontros, vivências nos centros de educação ambiental, lives, exposição de vídeos, de banners, plantio de mudas, caminhadas, fóruns de sustentabilidade, teatros, visitações, ações de colocação de containers, coleta seletiva, exposição de maquetes, trilhas sensoriais, cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica e também a cerimônia de entrega do Prêmio de Mérito Socioambiental, que é muito conhecido e que acontece em toda a edição do Semeia Campinas.
 
 
A Semeia é uma organização da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental, que fica dentro do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável da SVDS. Em parceria, neste ano, participam das atividades as secretarias de Serviços Públicos; Cultura e Turismo; Habitação; Educação; Saúde; Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa); Coordenadoria de Nutrição (Conutri) e Círculo de Cultura da Coordenadoria Setorial de Formação (Cefortepe), além de Sanasa, Emdec, Mata de Santa Genebra, Ceasa, Unicamp, Senac, WRI Brasil, Sítio Vila Paraíso, Corpo de Bombeiros, Instituto Limpa Brasil, Coletivo de Cuidadores da APP do Jardim Mírian, Etecap, diretoria Leste e Oeste de Ensino do Estado. 
 
 
Também participam os Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas (Congeapa), Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Campinas (CMPDA).
 
 
Concerto
 
 
O Concerto “Clássicos Populares” da Orquestra Sinfônica de Campinas em comemoração à Semana do Meio Ambiente de Campinas será realizado a partir das 20h, no Espaço Cultural Maria Monteiro, na rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/n - Conjunto Habitacional Padre Anchieta.
 
 
O concerto contará com o conjunto de cordas da Orquestra. No repertório, obras de compositores brasileiros, entre eles, Carlos Gomes, Ernani Aguiar, Guerra Peixe. Também há compositores famosos e estrangeiros como o alemão naturalizado brasileiro, Ernst Mahle e Carlos Gardel, que tem sua origem descrita na França e no Uruguai, mas o próprio afirma que nasceu na Argentina. Os europeus também estão presentes neste concerto, com obras de Mozart, Vivaldi, Jenkins e o Rei da Valsa, Johann Strauss.
 
 
 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Semeia 2022 terá atividades como visitas especiais e passeio ciclístico na Mata de Santa Genebra | Crédito: Divulgação

Semeia 2022 terá atividades como visitas especiais e passeio ciclístico na Mata de Santa Genebra