Brincadeiras infantis movimentam funcionários da Rede Mário Gatti

24/05/2022 - 17:17

Um circuito de brincadeiras de infância preparado pelos setores de Recursos Humanos e de Humanização do Hospital Mário Gatti promete agitar a manhã dos funcionários da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar nesta sexta-feira, dia 27 de maio. A ação integra a Semana do Brincar, que faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Campinas e, neste ano, tem como tema “Confiar na Força do Brincar”.

De acordo com a supervisora de Recursos Humanos, Jaqueline Brena, responsável pela articulação dessa proposta, a ideia é oferecer um momento aos funcionários para saírem da rotina do ambiente hospitalar e voltarem ao tempo de infância. “Nós queremos que nossos funcionários tenham um espaço para sair da rotina. Que possam parar por um momento para resgatar a criança que existe dentro de cada um, seja brincando com um bambolê, jogando amarelinha, comendo pipoca ou algodão-doce”, colocou a supervisora.

Entre 10h e 12h, no estacionamento do prédio da administração do Hospital Mário Gatti, os profissionais da Rede - gestores, enfermeiros, médicos, trabalhadores da área administrativa, técnicos em geral - poderão desfrutar de um reencontro com a infância. Cada brincadeira proposta terá um monitor, devidamente caracterizado, para conduzir e orientar os participantes. Bolha de sabão, amarelinha, corda, bambolê, estátua são algumas das propostas dos organizadores para esse momento de partilha e recordação.

Os participantes também serão agraciados com um certificado de conclusão do Circuito de Brincadeiras. O diploma reconhece a participação do funcionário no circuito que permite ser criança novamente.

Semana do Brincar

A Semana Municipal do Brincar foi instituída no calendário oficial de eventos em 2018, pela lei nº 15.606/2018 e pelo Decreto nº 19.956/2018. Desde então, a programação ocorre na semana de 28 de maio, Dia Mundial do Brincar.

A ação busca conscientizar a sociedade de que brincar é um direito fundamental da criança. A ideia central é usar as brincadeiras como ferramentas de educação no desenvolvimento da primeira infância, integrando-se ao movimento pelo brincar, criado em 1996, na Suíça, e comemorado em 28 de maio, data reconhecida pela Unesco.

O movimento se espalhou pelo mundo e foi ampliado para a Semana Mundial do Brincar, desde 2009.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Funcionários poderão resgatar a criança que existe dentro de cada um | Crédito: Carlos Bassan

Funcionários poderão resgatar a criança que existe dentro de cada um