Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Caminhada marca encerramento da campanha de combate à hipertensão


24/05/2022 - 12:33




Para encerrar o mês que marca o Dia Mundial de Combate à Hipertensão, vai ser realizada neste domingo, dia 29 de maio, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), a Caminhada para Controle da Hipertensão e da Busca do Bem-Estar. A realização é da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Secretaria da Saúde e com o apoio do Laboratório Sabin, que disponibilizará profissionais da saúde para realizarem a aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
 
A participação é aberta a toda a população, sem limite de idade. Não é necessário se inscrever. O início da concentração está programado para 8h, no rinque de patinação. A caminhada começa 30 minutos depois, em direção ao Portão 7 e, pelo lado externo, segue até o Portão 5, voltando ao local de saída. A previsão é que o trajeto tenha duração de meia hora.
 
A iniciativa tem como meta despertar nas pessoas a necessidade dos exames preventivos que salvam vidas. Ao mesmo tempo, é prioritário estimular a prática da atividade física, um agente fundamental na preservação do bem-estar de cada cidadão.
 
O médico Rogério Araújo, especialista em medicina esportiva e apoio técnico da Secretaria de Esportes e Lazer, reforça a importância da prevenção: “ A aferição da pressão arterial e a glicemia capilar são exames simples e que podem sinalizar alterações de funcionamento do organismo que impactará, mais tarde, na qualidade vida. As disfunções  cardíacas, os distúrbios de ordem alimentar e metabólica (por exemplo,o diabetes), dependendo do grau, podem ser atenuados ou evitados, por meio da atividade física”, conclui Araújo.
 
Os profissionais do Laboratório Sabin permanecerão na Lagoa do Taquaral até às 11h30 da manhã, realizando os exames médicos.
 
 
 
 
 
 
 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução