Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura inicia novo modelo de controle médico de saúde ocupacional


23/05/2022 - 12:27




O Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), órgão ligado à Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, inicia, nesta segunda-feira, 23 de maio, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O projeto-piloto vai começar pelo Centro de Saúde Centro. 
 
Uma das ações será a realização do exame periódico dos servidores da unidade. A equipe do DPSS ficará no local até o dia 27.
 
A princípio, o programa será voltado para os servidores da Saúde e Educação, que concentram o maior número de profissionais e também unidades distantes da região central, onde fica a sede do DPSS. 
 
“Nós também vamos analisar outros processos de saúde ocupacional, como os casos de servidores afastados ou readaptados ou com restrição. O objetivo é manter atualizados os exames ocupacionais”, explicou Gustavo de Freitas Correa, diretor do DPSS. 
 
De modo geral, os exames periódicos para servidores da área administrativa e com menos de 45 anos de idade têm validade de dois anos; para os demais, o prazo é de um ano. 
 
“O exame periódico, além de ser uma exigência da Norma Regulamentadora 7, também é importante porque visa a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores”, completou. 
 
Hoje, o índice de absenteísmo dos servidores nos exames periódicos é muito alto. “Poder fazer o exame no próprio local de trabalho é muito mais prático para o servidor e para nossa equipe, que consegue cumprir a agenda sem ausências”, explicou.
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Servidora passa por exame de saúde periódico | Crédito: Carlos Bassan

Servidora passa por exame de saúde periódico

Crédito: Carlos Bassan

Foto: A equipe do DPSS ficará no CS Centro até o dia 27 | Crédito: Carlos Bassan

A equipe do DPSS ficará no CS Centro até o dia 27

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Exigido por norma legal, o exame periódico avalia e a protege da saúde dos trabalhadores | Crédito: Carlos Bassan

Exigido por norma legal, o exame periódico avalia e a protege da saúde dos trabalhadores