Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Residencial Novo Capivari recebe Feira de Saúde neste sábado, 21 de maio


20/05/2022 - 09:25




Os moradores do Residencial Novo Capivari, no bairro Bacuri, receberão no próximo sábado, dia 21 de maio, a I Feira de Saúde do Centro de Saúde do Jardim San Diego, com diversas ações, como aplicação de vacinas, informações sobre doenças crônicas, orientações e exames preventivos. O evento será realizado no salão de festas do condomínio, das 10h às 15h. 
 
Segundo o coordenador do CS San Diego, que fica na região Sul de Campinas, o médico Eduardo Alencar Thomaziello, a ideia é “chamar a população” para conhecer os serviços da Saúde e as equipes do Centro de Saúde que atendem a comunidade. “Escolhemos fazer a primeira feira no Residencial Novo Capivari porque é uma população que ainda utiliza pouco o atendimento. São 674 apartamentos no local e vamos levar vários profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde, para prestar atendimento no local”, conta.
 
Os moradores que participarem da feira terão a oportunidade de atualizar seus cadastros da plataforma eletrônica do Sistema Único de Saúde (e-SUS). “A equipe apresentará também todos os processos de trabalho que envolvem os grupos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). São profissionais como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, farmacêuticos, pediatras e ginecologistas que, além das consultas individuais, realizam atividades coletivas de acordo com as necessidades de saúde da população assistida”, explica Eduardo Thomaziello.
 
Atividades da feira
 
Os profissionais do CS San Diego farão ações preventivas e de orientações para diagnóstico precoce e tratamento das duas principais doenças crônicas que acometem a população, como diabetes e hipertensão arterial. Será possível aferir a pressão e fazer o exame rápido de glicemia capilar.
 
Quem apresentar alterações nos exames receberá orientações e um Plano de Cuidados dos médicos de família e comunidade que estarão presentes e serão encaminhados para continuar o atendimento no CS San Diego. “A importância é o enfoque na identificação precoce do diabetes e hipertensão arterial, pois grande número de pessoas que passam a desenvolver estas condições crônicas demoram para ter seu diagnóstico, porque no início estas doenças são assintomáticas e o paciente muitas vezes não demanda atenção dos serviços de saúde”, explica o médico coordenador do Centro de Saúde San Diego.
 
 
Outras ofertas da I Feira de Saúde do Centro de Saúde do San Diego no Residencial Novo Capivari serão a aplicação de vacinas contra a gripe e sarampo e o atendimento de odontologia para diagnóstico de lesões sugestivas de câncer bucal. As pessoas que possuírem carteira de vacinação devem levá-las para anotação da vacina recebida e verificação de necessidade de atualização.
 
Serviço
 
I Feira de Saúde do Centro de Saúde San Diego
 
Quando: 21 de maio, sábado
 
Horário: das 10h às 15h
 
Onde: no salão de festas do Residencial Novo Capivari

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Equipe do CS San Diego quer que os moradores do residencial  usem mais os serviços ofertados pela unidade de saúde | Crédito: Arquivo PMC

Equipe do CS San Diego quer que os moradores do residencial usem mais os serviços ofertados pela unidade de saúde