Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Campinas Aquece distribui 300 cobertores no Parque Cidade e Vila Olímpia


20/05/2022 - 08:51




A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas realizou nesta quinta-feira, dia 19, a distribuição de 300 cobertores no Parque Cidade e na Vila Olímpia. 
 
Na quarta-feira, dia 18, ocorreu uma distribuição de cobertores na ocupação Santa Rita, localizada na região Noroeste da cidade, e na Vila Paula, na região Norte. Foram distribuídos ao todo 500 cobertores, 200 na ocupação Santa Rita e 300 na Vila Paula. 
 
Intitulada de “Operação Campinas Aquece”, a iniciativa tem provisão de 1,5 mil cobertores e será realizada em outras regiões da cidade, com o apoio da Coordenadoria Setorial de Proteção Social Básica. Esteve nos locais também uma van do Cadastro Único para eventual registro e atualização cadastral e foram distribuídos folhetos do Maio Laranja (https://bit.ly/maio_laranja).
 
Segundo a secretária Vandecleya Moro, trata-se de uma doação cujo propósito é atender comunidades carentes. “Nossa equipe da secretaria muito se orgulha de poder contribuir com essa distribuição em um momento de tanta necessidade”, afirmou.
 
Campanha do agasalho
 
No dia 13 de maio, foi lançada a Campanha do Agasalho com mais de cem pontos de coleta. Já foram arrecadados 659 quilos de roupas e cobertores desde o lançamento. Um hotsite foi criado especificamente para a campanha: https://campinas.sp.gov.br/doeagasalho
 
No sábado da semana que vem, no dia 28, será realizado o Dia D. De 8h às 17h, equipes da prefeitura e grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos para a população. O evento contará com a Defesa Civil, o Exército, a Sanasa, a Guarda Municipal e o Grupo Escoteiro Craós. 
 
Este ano, o slogan da campanha é “Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente”. O propósito é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. A Campanha irá até o dia 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.
 
Operação inverno
 
Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro.
 
Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 
 
Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. 
 
Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 100 vagas na Casa da Cidadania, um aumento de 83%.
 
 
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Ação contou também com a presença de uma van do Cadastro Único para eventual registro e atualização cadastral, além da distribuição de folhetos do Maio Laranja | Crédito: Arquivo PMC

Ação contou também com a presença de uma van do Cadastro Único para eventual registro e atualização cadastral, além da distribuição de folhetos do Maio Laranja