Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Inscrições para 2ª edição da Taça das Favelas terminam nesta sexta-feira


19/05/2022 - 19:19




 

Termina nesta sexta-feira, 20 de maio, o prazo para inscrição na 2ª edição da Taça das Favelas. O evento está sendo promovido pela Cufa (Central Única das Favelas), em parceria com a Prefeitura de Campinas e com apoio da EPTV. Os interessados devem se inscrever pelo aplicativo Placar Esportivo.


 

Serão 32 times no masculino e 16 no feminino, com expectativa de cerca de mil atletas na disputa do torneio. No masculino, podem participar adolescentes de 14 a 17 anos. No feminino, a partir de 13 anos, sem idade limite.


 

O torneio tem como objetivo promover a conscientização e a inclusão por meio do esporte. Tem também, como meta, a integração das comunidades e a ressignificação do território, assim como o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas e núcleos residenciais.


 

Michele Eugênio, presidente da Cufa Campinas, espera que o campeonato deste ano atraia mais jovens do que em 2019. “A primeira edição atraiu mais de cinco mil jovens, e este ano esperamos superar essa marca”, disse. “Este é um projeto muito importante, que oferece muitas oportunidades para os nossos jovens”, completou.


 

Peneiras


 

Na segunda-feira, 23, serão divulgados os locais das peneiras, que acontecerão entre 28 e 29 deste mês. No dia 8 de junho, as equipes vão participar de um workshop e do sorteio dos jogos.


 

Jogos


 

A abertura da Taça das Favelas, com o primeiro jogo, será em 18 de junho. As disputas seguem até 23 de julho, quando acontecerá a grande final.


 

As informações sobre a Taça das Favelas estão disponíveis nas redes sociais. No Instagram (@tacadasfavelascampinas e @cufacampinas) e no Facebook da da Cufa Campinas (https://www.facebook.com/cufacampinassp).


 

Taça das Favelas


 

A Taça das Favelas faz parte do calendário oficial de eventos de Campinas desde 2021, por meio da Lei Municipal 16.100.


 

Organizada pela Cufa, a competição é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo. Ao todo, mais de cem mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades e segue até a final.


 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, oferece a infraestrutura para as competições, como o campo para os jogos, a arbitragem, os troféus e medalhas, e também os lanches para as seleções.


 

A Taça das Favelas é uma forma de oportunizar esportes para esses jovens. Temos muita dificuldade em atrair essa faixa etária e com a visibilidade que o torneio traz, tenho certeza que mais jovens serão atraídos”, disse Fernando Vanin, secretário de Esportes e Lazer. “A Taça também é importante para a revelação de novos talentos”, completou.


 

Cufa


 

A Cufa é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. A entidade existe há 20 anos.


 

Já a unidade de Campinas foi criada em 2019 e a sua primeira ação foi a realização da Taça das Favelas.

 

--


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Competição é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo | Crédito: Carlos Bassan

Competição é o maior torneio de futebol de campo entre favelas do mundo