Capacitação na UPA Anchieta Metropolitana aborda violência obstétrica

13/05/2022 - 09:56

Cerca de 20 profissionais da UPA Anchieta Metropolitana participam na manhã desta sexta-feira, 13 de maio, na própria unidade, de um curso de capacitação sobre violência obstétrica. Na próxima terça, dia 17, no período da tarde, outro grupo formado por médicos, enfermeiros e auxiliares, deve passar pelo treinamento.

A capacitação tem como palestrante a médica ginecologista Roseli Silveira Boava Souza. Ela é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e atua com ginecologista na rede municipal de Saúde.

Segundo o coordenador da UPA Anchieta, Paulo Henrique dos Santos, embora partos não façam parte da rotina das UPAs, há registros de nascimentos de emergência nestes locais. “Só neste ano, foram quatro casos de mulheres em trabalho de parto que chegaram à UPA Anchieta. Não podemos escolher o tipo de emergência que iremos atender, portanto, temos que estar atualizados”, afirma Santos.

De acordo com o coordenador, mais edições do curso de capacitação podem ser realizadas, caso profissionais de outras unidades de Pronto-Atendimento manifestem interesse em formar novas turmas.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Médicos, enfermeiros e auxiliares participam de curso sobre violência obstétrica | Crédito: Arquivo PMC