Campinas começa a vacinar novo grupo contra a gripe nesta segunda-feira

09/05/2022 - 10:33

A partir desta segunda-feira, 9 de maio, um novo grupo formado por indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades passa a receber a vacina contra a gripe (Influenza) nos centros de saúde da cidade. O imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria.

Por pessoa com comorbidade entende-se aquela portadora de doença respiratória crônica, como pessoa com asma que faz uso de medicamento; doença cardíaca crônica, como pessoa com hipertensão arterial sistêmica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes em uso de medicamentos; obesidade grau 3; transplantados; e portadores de trissomias.

Grupo anterior

Pessoas a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; além de gestantes e puérperas (mulheres no período de pelo menos 45 dias após o parto), pertencentes ao primeiro grupo contemplado e que ainda não receberam a imunização, também podem procurar as unidades de saúde para receber a dose contra a gripe.

Gestantes

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta para a baixa cobertura vacinal contra a gripe em gestantes no município. Até o momento, 1.308 grávidas se vacinaram. A expectativa é vacinar em torno de 11 mil.

“A gripe pode evoluir com maior gravidade em gestantes e levar à morte. Por isto é muito importante que elas se vacinem. Inclusive a vacina também protege o bebê”, afirma a articuladora do Programa de Imunização, Chaula Vizelli.

Ela reforça que a vacina da gripe usa vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença causada pelos três tipos de vírus contidos na vacina.

Sarampo

Campinas dá continuidade, ainda, à campanha de prevenção do sarampo, com a vacinação direcionada às crianças menores de cinco anos de idade e aos  profissionais da saúde.

“Importante reforçar que as vacinas de sarampo e influenza podem ser aplicadas simultaneamente. Muitos pais estão receosos e acabam aplicando apenas influenza”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Campinas, Chaula Vizelli, em relação aos grupos incluídos para tomar as duas vacinas.

Balanço

Até a última sexta-feira, 6 de maio , a Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 139.095 pessoas contra a gripe e o sarampo. Foram imunizadas 130.923 pessoas contra a gripe e 8.172 para a prevenção ao sarampo.

Números

Gripe

97.332 idosos

22.920 trabalhadores de saúde