Treinamento capacita servidores a combater incêndios em cobertura vegetal

03/05/2022 - 19:49

Com o objetivo de capacitar profissionais para prevenir e combater incêndios em cobertura vegetal, a Defesa Civil de Campinas realizou um treinamento com aula teórica e treinamento prático. A iniciativa foi desenvolvida no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim nesta terça-feira, dia 3 de maio, com a participação de 35 pessoas, entre agentes de Campinas, Morungaba e Pedreira. O Corpo de Bombeiros e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Unicamp (Ceped), forneceram monitores e orientaram os participantes.

Na parte teórica, houve apresentação de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de combate direto ao fogo, além de demonstração de manejo dos kits de combate a incêndio, do soprador e da roçadeira. Na instrução prática, os participantes aprenderam como realizar aceiros - desbaste de terreno em volta de áreas vegetadas para evitar propagação do fogo - e combater incêndios usando os equipamentos apresentados.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o evento foi um dos exemplos da integração do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil da Região de Campinas. “Nosso enfoque foi na área de proteção ambiental”, explicou.

Segundo o comandante das Estações de Bombeiros de Campinas, 1º tenente Bruno Martins, a corporação recebe muitos chamados para esse tipo de ocorrência no período de estiagem. “Com o mato muito seco, qualquer fonte de calor ou fagulha inicia um incêndio, que começa pequeno e se alastra”, apontou.

Martins disse que, por meio da capacitação e de equipamentos próprios para a função, os profissionais podem agir e já fazer o combate de focos de incêndio, caso se deparem com essa situação em vistorias preventivas.

Os profissionais participantes são de Campinas (Defesa Civil e Fundação José Pedro de Oliveira – Mata de Santa Genebra) e de Morungaba e Pedreira, que fazem vizinhança com as Áreas de Proteção Ambiental (Apas) de Campinas, além de agentes do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Foto: Participantes do treinamento | Crédito: Eduardo Lopes

Participantes do treinamento

Foto: Incêndio simulado serviu para o aprendizado | Crédito: Eduardo Lopes

Incêndio simulado serviu para o aprendizado