Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Qualidade de vida no teletrabalho conclui 1ª fase de lives sobre o tema


03/05/2022 - 17:47




 

Qualidade de vida no teletrabalho foi o tema escolhido para encerrar a primeira etapa de debates promovidos pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas sobre esta modalidade de trabalho, que ganhou mais força durante a pandemia e agora está sendo estudada e avaliada com o objetivo de sua implantação permanente na Prefeitura. Mas afinal, quais são os aspectos positivos e negativos que devem ser analisados quando o foco é qualidade de vida do servidor durante o teletrabalho?


 

Aline Freitas, assistente social do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), foi a convidada do dia para debater a temática. “O teletrabalho tem aspectos positivos e negativos. A falta de interação física entre os membros da equipe é um ponto negativo, mas a economia de tempo no deslocamento de casa para o trabalho e o consequente aumento da produtividade é algo positivo”, explicou.


 

Para as mães, Aline também vê como positivo o teletrabalho. “O teletrabalho facilita a vida das mulheres que têm filhos. Essa proximidade, saber que o filho está bem e seguro, melhora em muito a produção. Além disso, para a primeira infância e um desenvolvimento saudável, essa relação é muito importante”, disse.


 

Ainda segundo Aline, o tempo e o dinheiro gastos no deslocamento também podem ser investidos em qualidade de vida, com o redirecionamento deste custo para atividades físicas, cursos de capacitação, lazer etc.


 

Debate


 

O debate sobre o teletrabalho no serviço público está sendo promovido pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da EGDS, e o grupo de trabalho do Eixo Temático 1 - Melhorias no Ambiente de Trabalho.


 

Os servidores que não puderam assistir à live ao vivo também podem ter acesso aos conteúdos debatidos. As transmissões ficam disponíveis na página da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), no link Desenvolvimento Global. As transmissões também podem ser acessadas pelo youtube.


 

Lives e temas


 

22/03 - Programa Municipal de Desburocratização na Prefeitura Municipal de Campinas

Convidado: Cláudio Quércia - diretor do Departamento de Modernização da Gestão da Secretaria de Gestão e Controle


 

29/03 - O teletrabalho nos setores público e privado

Convidados: Giovanni Anderlini Rodrigues da Cunha (Diretor Jurídico da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – Regional de Campinas) e Guilherme Boeing Ouriques Diretor Geral de Tributação da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica do município de Brusque/SC)


 

05/04 - Experiências do Teletrabalho Emergencial na Prefeitura Municipal de Campinas

Convidados: Carlos Henrique Coutinho do Amaral (Procurador Geral do Município de Campinas) e Andrea Struchel (Diretora de Licenciamento Ambiental)


 

12/04 - Experiências de implantação do Teletrabalho

Convidados: Fabiano Prates Behlke - Administrador, servidor da Prefeitura de Porto Alegre desde 2003. Daniel Rodrigues é apaixonado por Educação, Inovação e Empreendedorismo. Mestre em Linguística Aplicada pela UNESP com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, fundou a CCLi Consultoria Linguística em 2003.


 

19/04 - Vantagens e Limitações do Teletrabalho

Convidado: Carlos Sampaio (Auditor Federal de Controle Externo - TCU)


 

26/04 - Os mitos sobre o teletrabalho no serviço público

Convidado: Murilo Lemos e Lemos - EGOV


 

03/05 - Qualidade de vida no teletrabalho

Convidada: Aline Freitas - Equipe de QVT – DPSS.

 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Debatedores mostram que teletrabalho tem vantagens e desafios | Crédito: Divulgação

Debatedores mostram que teletrabalho tem vantagens e desafios