Com umidade do ar baixa, Campinas entra em Estado de Atenção

03/05/2022 - 13:00

O município de Campinas está em Estado de Atenção pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA). Às 11h40 desta terça-feira, dia 3 de maio, o índice atingiu 29,6%, conforme boletim emitido pelo Departamento de Defesa Civil do município, a partir de dado recebido da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte, responsável pela medição.

O Estado de Atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30%. Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.

Também é aconselhado que a população evite exercícios físicos ao ar livre, entre 11h e 15h  e mantenha os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.

É sugerido, ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.

Crédito: Arquivo PMC/Carlos Bassan

Foto: O Estado de Atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30% | Crédito: Arquivo PMC/Carlos Bassan