Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Secretaria de Esportes apresenta regras do Campeonato de Futebol Amador


03/05/2022 - 12:53




O Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas foi o local escolhido para receber nesta segunda-feira, 2 de maio, o congresso técnico do 14º Campeonato Municipal de Futebol Amador da Série Ouro C. Depois de dois anos de paralisação por causa da pandemia de covid-19, o torneio está de volta. 
 
Na reunião, com a presença dos representantes das 64 equipes inscritas, foi apresentado o regulamento com o sistema de disputa, além do chaveamento do torneio, que é totalmente gratuito. A mesa foi composta pelo secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; o diretor Administrativo, Eduardo Moraes; o diretor de Futebol Amador, José Ribeiro; o vereador Luiz Rossini e também o ex-jogador Monga, da Ponte Preta, que já disputou três amadores.
 
 Todas as dúvidas apresentadas foram esclarecidas, para evitar qualquer procedimento equivocado durante o período de disputas. Ao mesmo tempo foi importante para aproximar dirigentes e jogadores, bem como intensificar a sociabilização de todos, uma das metas da Secretaria de Esportes e Lazer, promotora do evento.  
 
O secretário de Esportes e Lazer Fernando Vanin, está entusiasmado com a volta do torneio, que movimenta clubes, jogadores e milhares de torcedores: “ é muito bom este retorno. É o primeiro evento do amador após a interrupção, por causa da pandemia. Uma demanda enorme, porque é uma das competições mais importante da RMC e ganha ainda mais credibilidade com o apoio da OAB”, concluiu Vanin.
 
A Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, vai contribuir com o campeonato na parte jurídica, para que sejam cumpridas todas as normas elaboradas e adotadas no regulamento.
 
A rodada de abertura do Amador Série Ouro C está programada para ser realizada no próximo dia 15 de maio, domingo, em várias praças de esportes da cidade. Os 64 times participantes, na primeira fase, serão distribuídos em 16 grupos de 4 equipes cada. As equipes jogam entre si no grupo e as duas melhores se classificarão para a segunda fase. O sistema de disputa será eliminatório e o chaveamento é o 1º melhor colocado contra o que se classificou por último; o 2º mais bem posicionado frente o 2º pior, e assim, sucessivamente.
 
Nas oitavas de final, quartas de final e semifinal, em caso de empate no tempo normal de jogo, a classificação vai ser alcançada por quem tiver a melhor campanha, computando-se os resultados de todas as fases anteriores. A decisão também será em partida única. Caso haja empate, o campeão vai ser conhecido através de penalidades máximas.
 
Haverá premiação de troféu e medalhas para a comissão técnica e elenco campeão, como também aos integrantes do vice-campeão; ainda serão agraciados o melhor goleiro; o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição. As oito equipes melhores classificadas garantirão o acesso.
 
O diretor de Futebol Amador José Ribeiro, além da prática esportiva, o mote inicial do campeonato, ressalta um outro aspecto importante do evento:” proporciona a integração social dos cidadãos com o esporte. Estimula o espírito de cidadania em conexão com a saúde”, concluiu o diretor. 
 
No dia 2 de junho, será a vez do Congresso Técnico do Campeonato Municipal Amador da Série Ouro B e, no dia 8 de agosto, será a vez dos representantes das equipes da Série Ouro A.
 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Arquivo PMC

Foto: O Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas foi o local escolhido para receber nesta segunda-feira, 2 de maio, o congresso técnico do 14º Campeonato Municipal de Futebol Amador da Série Ouro C | Crédito: Arquivo PMC

O Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas foi o local escolhido para receber nesta segunda-feira, 2 de maio, o congresso técnico do 14º Campeonato Municipal de Futebol Amador da Série Ouro C