Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Vida Nova tem audiência pública para definir futuro do transporte público


02/05/2022 - 19:18




 

 


O Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Vida Nova recebeu nesta segunda-feira, 2 de maio, entre 10h30 e 12h30, a 4ª Audiência Pública da concessão do transporte público coletivo municipal. 

 

 

No evento, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresentaram a proposta do novo sistema de transporte coletivo, que também terá o serviço convencional concedido a empresas de ônibus, e responderam às questões da população.

 

 

O processo, que garante transparência e participação, terá um total de 11 audiências, em diversas regiões da cidade, entre os dias 28 de abril e 7 de maio. Nos encontros, o poder público informa e recebe sugestões dos munícipes.

 

 

A sociedade está se manifestando, trazendo ideias e conhecendo o que foi preparado para a nova licitação do transporte”, comentou, na abertura, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

 

 

O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, também destacou a importância da participação popular no processo. “É um trabalho que estamos fazendo juntos para os próximos 15 anos. É muito importante que todos que tenham dúvidas e sugestões possam participar, seja presencialmente ou on-line, pelo endereço eletrônico www.emdec.com.br/novotransporte”, enfatizou. 

 

 

Riverete e Caires compuseram a mesa com o diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; o assessor de Planejamento e Projetos, André Aranha Ribeiro; e o representante da Fipe, Pedro Kassab. A abertura também teve a presença do vereador Rodrigo Luis de Barros Almeida, que representou a Câmara Municipal de Campinas. 

 

 

Cerca de 40 pessoas assinaram a lista de presença, incluindo representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) – entre eles, o presidente, Ercindo Mariano Júnior –, pessoal da Câmara Municipal, transportadores, estudantes e munícipes em geral.

 

 

Temas da audiência

 

 

Na audiência do Vida Nova, Riverete, Caires, Folgozi, Aranha e Kassab detalharam o processo de participação popular; as etapas da licitação; a base legal; os dados socioeconômicos de Campinas; e o atual cenário do transporte coletivo. Na sequência, entraram em pauta objetivos, estratégias e características do novo sistema, como a cobrança da tarifa (bilhetagem).

 

 

Todas as premissas foram esclarecidas, como prazo da concessão; demanda dos passageiros; investimentos e indicadores de qualidade dos serviços; frota elétrica e a diesel; capacidade; fórmula de remuneração; reajuste da tarifa; lotes licitados; e a viabilidade econômica e financeira do sistema. 

 

 

Esta apresentação, que é realizada nas 11 audiências públicas, está disponível em www.emdec.com.br/novotransporte.

 


A 1ª Audiência Pública, de 28 de abril, no Paço Municipal, transmitida pela TV Câmara Campinas, também pode ser assistida na íntegra no hotsite, com explicações detalhadas, tela a tela. 

 

 

Participação popular

 

 

Em todas as audiências (veja a programação completa abaixo), os munícipes podem se informar e preencher um formulário impresso para apontar problemas e soluções. 

 

 

Esta participação também pode ser on-line, pelo formulário eletrônico disponível em www.emdec.com.br/novotransporte, entre 28 de abril e 7 de maio (até as 23h59). 

 

 

Todas as mensagens serão consideradas na definição do funcionamento do transporte público, com a concessão do serviço convencional às empresas de ônibus. 

 

 

É assim que conseguimos mudar as coisas, com participação plena. Por isso, estamos dando abertura à participação da população. Temos muito a fazer e melhorar, e é nesta integração que conseguiremos resolver os problemas”, declarou Riverete, na audiência do Vida Nova. 

 

 

Próximas audiências 

 

 

As próximas audiências públicas serão realizadas no Ouro Verde, Cidade Singer/Campo Belo, Campo Grande, Jardim Londres, Amarais, Barão Geraldo e Padre Anchieta.

 

 

Veja a programação: 

 

 

02/05/2022 – 18h às 20h – Ouro Verde 

Faculdade Anhanguera (Rua Emília Stefanelli Ceregatti, 160)           

  

03/05/2022 – 18h às 20h – Cidade Singer / Campo Belo 

Igreja Missionária Água da Vida (Rua Davi Alves de Barros, s/nº)     

  

04/05/2022 – 10h às 12h – Campo Grande 

Ginásio do Parque Floresta (Rua Alzira Arten, s/nº) 

  

04/05/2022 – 18h às 20h – Jardim Londres 

Faculdade Anhanguera (R. José Rosolém, 171)           

  

05/05/2022 – 18h às 20h – Amarais 

SEST-SENAT (Avenida Comendador Aladino Selmi, 1.395)   

  

06/05/2022 – 18h às 20h – Barão Geraldo 

Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (Rua Benedito Alves Aranha, 226) 

  

07/05/2022 – 10h às 12h – Padre Anchieta 

Espaço Cultural Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº) 


 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Emdec/Setransp

Foto: Mesa coordenou a apresentação do projeto e dos dados sobre a demanda, e também recebeu e esclareceu as dúvidas | Crédito: Emdec/Setransp

Mesa coordenou a apresentação do projeto e dos dados sobre a demanda, e também recebeu e esclareceu as dúvidas

Crédito: Emdec/Setransp

Foto: Fernando Caires, secretário de Transportes, explicou o processo de concessão | Crédito: Emdec/Setransp

Fernando Caires, secretário de Transportes, explicou o processo de concessão

Crédito: Emdec/Setransp

Foto: Moradores, representantes de bairros e organizações encaminharam pe | Crédito: Emdec/Setransp

Moradores, representantes de bairros e organizações encaminharam pe