Hospitais municipais realizam 85,7% mais cirurgias eletivas que há 2 anos

26/04/2022 - 10:36

O avanço da vacinação contra a covid-19, que levou à desaceleração da pandemia, permitiu a retomada consistente de cirurgias eletivas nos hospitais municipais da Rede Mário Gatti. Em março deste ano, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e o Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde) realizaram 897 procedimentos programados.

Esse volume representa aumento de 85,7% em relação a março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o coronavírus uma pandemia, e mais que o dobro na comparação com o mesmo mês de 2021.

Nesses dois anos de distanciamento social, isolamento e quarentena, as cirurgias eletivas não chegaram a ser suspensas, mas foram reduzidas em vários momentos, para garantir leitos de terapia intensiva e de enfermaria para os pacientes com covid-19. No período, os dois hospitais municipais priorizaram, além das urgências, as cirurgias oncológicas e as inadiáveis.

O Hospital Mário Gatti vai ampliar as forças-tarefas para a realização de cirurgias eletivas, visando reduzir os procedimentos agendados que foram adiados. A estratégia que vem sendo adotada é utilizar finais de semana e feriados para a realização desses procedimentos. O critério de chamamento dos pacientes será o tempo de espera e as condições de saúde dos pacientes.

O presidente da Rede, Sérgio Bisogni, informa que está em curso um levantamento para dimensionar o tamanho da fila de espera por cirurgia. Para isso, os pacientes estão sendo contatados. “Temos pessoas inscritas em listas de outros hospitais, outras em que o procedimento, que era eletivo, acabou se tornando urgência e já foram operadas, e outras que preferem aguardar mais um tempo e há ainda quem mudou de endereço e não atualizou o cadastro”, afirma.

O Hospital Ouro Verde teve uma retomada mais consistente das eletivas a partir de novembro, com uma média mensal, desde então, de 545 procedimentos. Já o Hospital Dr. Mário Gatti, que havia retomado essas cirurgias, precisou suspender o agendamento dos procedimentos em janeiro, por conta do alto número de profissionais de saúde afastados com suspeita ou confirmação de quadros respiratórios e também de covid-19. Na retomada, em março, realizou 315 cirurgias.

Nos dois anos de pandemia, o Ouro Verde realizou 9.416 cirurgias programadas, e o Mário Gatti, 3.953. A maior produção no Ouro Verde ocorre porque o hospital tem mais salas cirúrgicas (são 11 e no Mário Gatti, sete), e por realizar volume significativo de procedimentos no sistema hospital-dia, onde o paciente não precisa ficar internado. Já no Mário Gatti, as cirurgias costumam ser de maior porte, com necessidade internação.

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Nesses dois anos, as cirurgias eletivas não chegaram a ser suspensas e os hospitais  priorizaram, além das urgências, as cirurgias oncológicas e as inadiáveis | Crédito: Arquivo PMC

Nesses dois anos, as cirurgias eletivas não chegaram a ser suspensas e os hospitais priorizaram, além das urgências, as cirurgias oncológicas e as inadiáveis