Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Saúde antecipa vacina contra gripe para crianças, gestantes e puérperas


20/04/2022 - 17:32




A Secretaria de Saúde vai antecipar o início da vacinação contra a gripe para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas. A partir da próxima segunda-feira, dia 25, esses grupos poderão ser vacinados em 65 centros de saúde de Campinas (apenas os CSs Boa Esperança e Joaquim Egídio não aplicarão as vacinas). Pelo calendário inicial, essas pessoas receberiam a dose a partir de 2 de maio. 
 
 
 
A vacinação de idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde continua. A campanha segue até o dia 3 de junho. A partir de 9 de maio serão vacinados professores, indígenas e pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente. Em 16 de maio serão incluídos na campanha funcionários do sistema prisional, das forças de segurança e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e pessoas de 12 a 21 anos de idade sob medidas educativas. 
 
 
 
Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. Para a imunização, a Secretaria de Saúde recomenda a apresentação de documento com foto. Os profissionais de saúde também precisam de documento que comprove vínculo profissional.
 
 
 
Sarampo
 
A partir de 25 de abril, a Secretaria de Saúde também vai vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra o sarampo. A vacinação é indiscriminada, independentemente da situação vacinal. 
 
 
A vacinação dos profissionais de saúde prossegue, no entanto, é feita apenas nas pessoas com doses atrasadas. As vacinas de gripe e sarampo podem ser aplicadas em crianças e adultos sem necessidade de intervalo. 
 
 
 
Números 
 
Desde o início da campanha de vacinação, em 26 de março, foram aplicadas 72.328 doses da vacina contra a gripe em idosos. Os trabalhadores da saúde receberam 13.653. 
 
 
 
Mais informações, como horários e o calendário completo, no site https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas já podem tomar a vacina a partir de segunda | Crédito: Carlos Bassan

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas já podem tomar a vacina a partir de segunda