Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado prolongado


19/04/2022 - 17:01




 

 

A Prefeitura de Campinas manterá plantão em serviços essenciais durante o feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira, 21 de abril, e ponto facultativo da sexta-feira, dia 22 de abril. O expediente normal nas repartições públicas será encerrado na quarta, dia 20 de abril, às 18h, e retomado na segunda-feira, dia 25 de abril, às 8h.

 

 

Confira a relação de serviços que estarão a postos para atender emergências, e os canais para solicitar atendimento:

 

 

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.

 

Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O contingente poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.

 

Sanasa – A Sanasa encerra o expediente administrativo nesta quarta-feira, 20 de abril, às 17h, e retoma na segunda-feira, 25 de abril, mas uma equipe estará de plantão para serviços emergenciais. O 0800 7721195 funcionará normalmente nesse período.

 

Mercado Municipal – Na quinta-feira, 21 de abril, o Mercadão abrirá das 7h às 12h; na sexta-feira, 22 de abril, das 7h às 18h, no sábado, 23, das 7h às 16h e no domingo, 24, das 7h às 12h.

 

Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 6h às 13h. Para informações de cada feira, acesse https://setec.sp.gov.br/site/solo-feira .

 

Feiras noturnas – Também serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h. Para outras informações, acesse https://setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna.

 

Cemitérios municipais – funcionamento normal: atendimento das 8h às 16h30. Visitação das 7h às 17h.

 

Parques e bosques – Parques e bosques funcionam normalmente todos os dias. Na quinta-feira, dia 21, o pedalinho, a caravela e o bondinho, na Lagoa do Taquaral, estarão em funcionamento.

Para endereços e horários, consulte www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/dpj/parques-bosques.php.

 

Torre do Castelo – A Torre do Castelo abrirá normalmente no feriado de quinta-feira, 21 de abril, e na sexta, 22, das 10h às 12h e das 13h às 17h. No sábado, 23 de abril, e domingo, 24 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 21h. A entrada é gratuita.

 

Sistema de Atendimento 156 – O atendimento será suspenso na quinta-feira, dia 21, e retomado na sexta, dia 22, das 8h às 18h. O serviço fica interrompido no sábado, dia 23, e no domingo, dia 24, e retoma a rotina na segunda, dia 25, às 8h.

 

Limpeza urbana:

Coleta de lixo domiciliar – Na quinta-feira, 21, haverá coleta diurna somente nos setores alternados e não haverá coleta noturna. Na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), os serviços seguem conforme a rotina.

 

Coleta de resíduos hospitalares – Na quinta-feira, 21, será feita somente nos grandes geradores. Sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), os serviços seguem conforme a rotina.

 

Coleta seletiva – Na quinta-feira, 21, não haverá coleta. Na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), os serviços seguem conforme a rotina.

 

Varrição – Na quinta-feira, 21, opera em sistema de plantão. Na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), os serviços seguem conforme a rotina.

 

Sistema Público de Saúde

Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, assim como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento Campo Grande, São José e Anchieta funcionam normalmente, com atendimento 24 horas.

 

As unidades de saúde permanecerão fechadas quinta-feira, 21 de abril e funcionam em escala reduzida na sexta-feira, 22 de abril. 

 

Sábado, 23 de abril, os seguintes centros de saúde funcionam normalmente: Centro de Saúde Parque Valença; Centro de Saúde Jardim Florence; Centro de Saúde Jardim Capivari; Centro de Saúde Santa Lúcia; Centro de Saúde Jardim Vista Alegre; Centro de Saúde União dos Bairros; Centro de Saúde DIC 1; Centro de Saúde Santo Antônio; Centro de Saúde Vila Ipê; Centro de Saúde São Quirino e Centro de Saúde Jardim Aurélia.

No domingo, 24 de abril, as unidades permanecerão fechadas. Funcionam normalmente na segunda-feira, dia 25.

 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) do Centro e dos postos Agiliza do Campo Grande e do Ouro Verde atendem até quarta-feira, 20 de abril, 16h30, e retomam o atendimento na segunda-feira, 25 de abril, às 7h30.

 

Ceasa Campinas

A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na quarta-feira, dia 20 de abril, às 16h22 e retorna na segunda, dia 25, às 8h. O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na quinta, dia 21, das 8h às 11h, na sexta, dia 22, das 7h às 16h45, e retoma o atendimento normal no sábado.

 

O Mercado de Flores funcionará na quinta, dia 21, das 10h às 16h30 e na sexta, dia 22, das 8h às 16h30. No sábado o funcionamento segue normal, das 8 às 13.

 

O Mercado de Hortifrúti funcionará na quinta, dia 21, das 7h à 13h para o público em geral e na sexta, dia 22, das 7h às 13h. No sábado o funcionamento é normal

 

Trânsito e transporte coletivo – A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantêm ativos os serviços essenciais e de emergência durante o feriado prolongado de Tiradentes, comemorado na quinta-feira, 21 de abril, com ponto facultativo na sexta-feira, 22 de abril. As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização, e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente.

 

As solicitações podem ser feitas pela população pelo telefone 118; no site da Emdec, em www.emdec.com.br

, seção “Fale Conosco”; e também por meio do aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS.

 

O balcão de atendimento ao público “Emdec Informa”, que funciona na sede da empresa, à Rua Dr. Salles Oliveira, 1028, na Vila Industrial, exclusivamente para orientações sobre os canais remotos, ficará fechado na quinta e sexta-feira (21 e 22 de abril). O atendimento será retomado na segunda-feira (25 de abril).

 

Também ficam suspensos, ao longo do feriado prolongado, os atendimentos nos postos da Emdec localizados no Espaço Cidadão (Paço Municipal) e nas unidades do Agiliza Campinas – Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde e Sousas. Estes balcões também retomam o atendimento ao público na segunda-feira (25 de abril), às 8h.

 

PAI-Serviço – O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço) prossegue com os atendimentos, em especial os relacionados aos serviços de saúde. Não haverá alteração no cronograma regular de agendamento, durante o feriado.

 

O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e com restrição severa de mobilidade. Atende pelo telefone 118 e também está disponível no aplicativo da Emdec para celular.

 

Pátio Municipal – O atendimento para liberação de veículos apreendidos no Pátio Municipal fica suspenso na quinta-feira, dia 21 de abril, sendo retomado na sexta-feira, 22 de abril. O atendimento no Pátio é realizado na Rua Antônio Manuel, 50, próximo à entrada do túnel de pedestres que liga a Vila Industrial à Estação Cultura. O feriado prolongado não afeta o recolhimento de veículos, ao Pátio Municipal, por irregularidades ou infrações de trânsito.

 

Procon – Os atendimentos no 151 e os postos do Procon nas unidades de atendimento do Agiliza e sede administrativa seguem o expediente da Prefeitura: encerram na quarta-feira (20) e voltam na segunda (25). O mesmo vale para a unidade do Procon no Poupatempo Campinas. 

 

O site do Procon, acessível em https://procon.campinas.sp.gov.br/, funciona todos os dias para receber o registro de reclamações dos consumidores.

 

Ouvidoria Geral do Município – Funciona até quarta-feira, 20 de abril, às 16h. Quinta-feira, 21 e sexta-feira, 22 de abril, permanece fechada.As atividades serão retomadas na segunda-feira, 25 de abril, às 9h. As manifestações poderão ser encaminhadas pelo canal digital https://ouvidoria.campinas.sp.gov.br.

 


 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: A Sanasa é um dos órgãos que manterá plantão para socorrer emergências | Crédito: Divulgação

A Sanasa é um dos órgãos que manterá plantão para socorrer emergências