Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

No Mario Gatti, ação conscientiza sobre identificação segura de pacientes


19/04/2022 - 11:13




O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realiza neste mês de abril a campanha institucional de conscientização para a identificação segura dos pacientes. A identificação é a primeira das seis metas internacionais de segurança do paciente, que foram instituídas em 2006, a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidade no atendimento médico e prestação de serviço.
 
A ação visa reforçar procedimentos como a conferência verbal do nome e data de nascimento do paciente, com o próprio paciente ou com o acompanhante, e verificar sempre a pulseirinha, ou etiqueta de identificação. Além disso, na beira do leito, identificar o paciente, conferindo se o prontuário, pedido de exames e prescrições pertencem ao paciente a que se destina.
 
“Essa simples ação previne incidentes e eventos adversos e garante a segurança do paciente”, afirma a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Mário Gatti, Fernanda Martins.
 
Nesta terça e quarta-feira, 19 e 20, o Time de Identificação Segura (Núcleo de Segurança do Paciente, Coordenadoria de Recursos Humanos e Educação Continuada) e a Área de Humanização estarão com ações no hospital para reforçar as orientações sobre o protocolo de identificação junto aos servidores.
 
Com humor, são feitas seis perguntas sobre o protocolo e os que acertarem as respostas ganham pirulito. Aqueles que estiverem com crachá, além do pirulito, ganham uma etiqueta com a inscrição “eu uso crachá e colaboro com a segurança dos pacientes”.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução