Rede Mário Gatti dá início à operação para implantar o Mário Gattinho

13/04/2022 - 10:02

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar iniciou, nesta quarta-feira, 13 de abril, a desocupação da Unidade Hospitalar Mário Gatti-Amoreiras (antigo Hospital Metropolitano). A unidade passará por vistoria e, nos próximos dias, será anunciado o cronograma das obras de adaptação do prédio e implantação do hospital pediátrico Mário Gattinho.

O futuro hospital abrigará o pronto-socorro, a UTI e a enfermaria pediátricas que hoje funcionam no Hospital Municipal Mário Gatti. Com a transferência da área infantil, o hospital municipal ampliará seu pronto-socorro e enfermaria para atendimento de adultos.

Com 15 leitos de UTI e 25 de enfermaria sob gestão municipal desde fevereiro de 2021, quando foi requisitado administrativamente pela Prefeitura, o hospital foi essencial no enfrentamento da pandemia de covid-19.

Nesses 14 meses de funcionamento, 1.750 pacientes foram internados em leitos de UTI e enfermaria na unidade. O gripário, local destinado ao atendimento de pessoas com sintomas respiratórios, chegou a atender 400 pacientes por dia – a média diária neste mês de abril está em 76.

O início da desocupação da unidade ocorre em função da redução da necessidade de internação de pacientes adultos com síndromes respiratórias agudas graves. Os dois últimos pacientes que estavam internados no Mário Gatti-Amoreiras foram transferidos nesta manhã para leitos de enfermaria no Hospital Mário Gatti e Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde).

Com o início da desocupação, o gripário passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (13), em área exclusiva do pronto-socorro adulto do Hospital Municipal Mário Gatti.

Crédito: Manoel de Brito

Foto: Unidade Hospitalar Mário Gatti-Amoreiras abrigará o hospital pediátrico Mário Gattinho | Crédito: Manoel de Brito