Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Vacinação de idosos contra a gripe está disponível nos centros de saúde


28/03/2022 - 10:51




A vacinação de idosos contra a gripe em Campinas será feita a partir desta segunda-feira, 28 de março, nos centros de saúde. Nesta primeira etapa, estão sendo imunizadas as pessoas a partir de 80 anos. Não há necessidade de agendamento.
 
A ação integra a 24ª edição da Campanha de Vacinação contra Influenza, que teve início no sábado, 26 de março, no município. A próxima fase da campanha será divulgada posteriormente.
 
Este ano, a vacina trivalente protege contra os subtipos H1N1, H3N2 e a cepa B/Victoria.
 
Vacina contra a covid-19
 
Além da vacinação contra a gripe, a vacina contra a covid-19 também está disponível em todos os centros de saúde, sem necessidade de agendamento, para todos os públicos a partir dos 5 anos de idade.
 
A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, esclarece que idosos a partir de 80 anos poderão aproveitar para receber a quarta dose da vacina contra a covid – desde que tenham tomado a terceira há ao menos quatro meses – e podem tomar simultaneamente com a dose da gripe. “Portanto, as pessoas que forem tomar vacina contra a gripe também podem receber a dose adicional contra a covid”, informou.
 
Campinas Vacina Mais
 
No último sábado, 26, na estratégia 'Campinas Vacina Mais', a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 839 doses de vacina contra a gripe e 3.502 doses contra a covid-19, em 20 centros de saúde, que ficaram abertos em todas as regiões da cidade. O objetivo foi vacinar contra a gripe pessoas com 80 anos ou mais e intensificar a imunização contra a covid-19 para todas as idades. Do total de vacinação contra a covid, 1.148 foram de primeira e segunda doses e, 2.354, de doses adicionais.
 
Mais de 2,6 milhões de doses contra a covid-19 já foram aplicadas em Campinas, segundo o Boletim de Imunização Covid-19. De acordo com o documento, 96,2% da população adulta está com o esquema vacinal completo. De 12 a 17 anos, 72,8% receberam a 1ª dose e 62,2% estão com o esquema vacinal completo. Em relação às crianças de 5 a 11 anos, segundo o último boletim, 49,3% haviam recebido a 1ª dose e 25,6% estavam com a imunização completa. O boletim é publicado às segundas-feiras.
 
Serviço
 
- Vacina contra a gripe - pessoas a partir de 80 anos 
- 4ª dose da covid-19 -  pessoas a partir de 80 anos
- Demais doses da vacina contra a covid -19 – para crianças a partir de 5 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos
 
Local: todos os Centros de Saúde de Campinas, sem necessidade de agendamento
 
Para conferir os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde acesse https://saude.campinas.sp.gov.br/unidades.htm 

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Fernanda Sunega

Foto:  Idosos poderão aproveitar para receber a quarta dose da vacina contra a covid-19, desde que tenham tomado a terceira há, pelo menos, quatro meses | Crédito: Fernanda Sunega

Idosos poderão aproveitar para receber a quarta dose da vacina contra a covid-19, desde que tenham tomado a terceira há, pelo menos, quatro meses