Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Uso de máscara em espaços fechados deixa de ser obrigatório em Campinas


18/03/2022 - 16:47




O prefeito Dário Saadi anunciou, nesta sexta-feira, 18 de março, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados em Campinas. A principal diferença para o decreto do Governo do Estado é que a obrigatoriedade permanece para os ambientes fechados das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular.
 
 
“Sempre pautamos nossas decisões sobre a pandemia por dados técnicos e epidemiológicos da cidade. A pandemia caminha para o controle, mas precisamos ser cautelosos, principalmente com as crianças, já que a vacinação deste público está abaixo da expectativa”, explicou o prefeito.
 
 
O decreto será publicado em edição especial do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/), neste sábado, dia 19 de março. Leia mais sobre as medidas anunciadas hoje acessando https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/43735.
 
 
 
Para ambientes abertos, o uso já não é obrigatório desde 10 de março.
 
“O nosso decreto está seguindo o do Governo do Estado, porém estamos sendo mais rigorosos no detalhamento, principalmente dos ambientes de saúde e do transporte coletiva e na inclusão das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), neste caso para funcionários e visitantes, e das escolas”, explicou o secretário de Justiça Peter Panutto.
 
 
As máscaras continuam sendo obrigatórias nos seguintes espaços:
 
 
Ambientes de saúde: hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas, fisioterápicas e afins.
 
 
Meios de transporte coletivo de passageiros, públicos e privados, incluindo táxi e transporte por aplicativos, e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque, bem como elevadores.
 
 
Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) para trabalhadores e visitantes.
 
 
As pessoas com sintomas gripais também devem continuar usando item de proteção facial.
 
 
O decreto recomenda o uso de máscara em ambientes fechados e abertos para pessoas imunossuprimidas, gestantes, idosas, portadoras de doenças crônicas.
 
 
Lavagem das mãos ou uso de álcool gel deve ser mantido como medida de proteção contra contaminação pelo novo coronavírus.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Manoel de Brito

Foto: Prefeito reforçou que momento é de cautela e que crianças precisam ser vacinadas | Crédito: Manoel de Brito

Prefeito reforçou que momento é de cautela e que crianças precisam ser vacinadas

Crédito: Manoel de Brito

Foto: O secretário de Justiça Peter Panutto explicou que decreto de Campinas está seguindo o do Governo do Estado, porém é mais rigoroso no detalhamento | Crédito: Manoel de Brito

O secretário de Justiça Peter Panutto explicou que decreto de Campinas está seguindo o do Governo do Estado, porém é mais rigoroso no detalhamento