Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeitura lança programa "Vem com a gente" para distribuição de refeições


28/01/2022 - 17:57




O prefeito Dário Saadi lançou, nesta sexta-feira, dia 28, o projeto “Vem com a gente”. O objetivo é cadastrar voluntários e locais para a distribuição de refeições à população em situação de rua. Na ocasião, ele também assinou o decreto que regulamenta a lei 15.943 de 2020 sobre o assunto.
 
 
 
As instituições interessadas em oferecer o espaço e os voluntários que pretendem distribuir refeições podem se cadastrar por meio de formulários no site: bit.ly/vemcomagentecampinas.
 
 
 
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos será a responsável por organizar, junto a interessados em doar alimentação, os dias, os horários, a frequência e os locais para que seja feita a distribuição das refeições.
 
 
 
De acordo com o censo realizado pela Prefeitura, Campinas tem, atualmente, 932 pessoas em situação de rua.
 
 
 
“As pessoas em situação de rua poderão fazer a refeição de forma digna, sentados à mesa e com higiene”, disse Dário. “O amor ao próximo tem que ser na prática, na ação, no dia a dia e é isso que os voluntários e as entidades fazem”, completou.
 
 
 
De acordo com a secretária Vandecleya Moro, o projeto foi construído com a participação dos voluntários e das entidades. “O foco do 'Vem com a gente' é dar dignidade a essas pessoas durante suas refeições. É um programa de suma importância para quem precisa e para quem quer ajudar”, completou.
 
 
Já existem 14 locais cadastrados onde os voluntários poderão entregar as refeições e as pessoas poderão comer.
 
 
 
Serão dois no Centro: o principal é no Centro de Orientação Familiar (Cof), onde funciona o restaurante Bom Prato – (av. Moraes sales); o outro vai funcionar na rua Regente Feijó. Os demais serão em pontos descentralizados da cidade, como igrejas, associações de bairros e entidades em geral.
 
 
 
Reuber Luis Bosquini, do Cof (Centro de Orientação Familiar), falou em nome das entidades que vão ceder espaços para que as refeições sejam servidas. “É a realização de um sonho. Sempre tivemos esse desejo de dar um lugar digno para essas pessoas receberem os alimentos”, disse.
 
 
 
Representando o Anjos da Madrugada, Rosângela Lázaro também elogiou o projeto e afirmou que “tanto as pessoas que recebem os alimentos como os voluntários terão espaços com melhores condições tanto para as refeições como para o trabalho de acolhimento”.
 
 
 
Há 28 anos atuando em Campinas, a Toca de Assis também estava representada. Carlos de Jesus lançou um slogan para o projeto. “Eu contei para a secretária que havia criado um slogan que é ‘O alimento transforma o corpo em ser humano e gente em cidadão’. A iniciativa é de grande valor para essas pessoas”, disse.
 
 
 
A Secretaria de Assistência está em contato com grupos de voluntários interessados em doar alimentos para apresentar detalhes do projeto “Vem com a gente”.
 
 
 
Mais informações pelo telefone (19) 2116-8492 e e-mail: vemcomagentecampinas@gmail.com.

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Dignidade para as pessoas em situação de rua | Crédito: Carlos Bassan

Dignidade para as pessoas em situação de rua

Crédito: Carlos Bassan

Foto:

"Vem com a gente": cadastro já está aberto

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Secretária Vandecleya: programa de suma importância | Crédito: Carlos Bassan

Secretária Vandecleya: programa de suma importância

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Programa já tem 14 locais cadastrados | Crédito: Carlos Bassan

Programa já tem 14 locais cadastrados