Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Palestra apresenta Programa de Turismo Rural do município


28/01/2022 - 16:10




Proprietários, produtores e trabalhadores rurais de Campinas, interessados em conhecer ou explorar o Turismo Rural devem se inscrever para uma palestra de sensibilização que será realizada no dia 24 de fevereiro, no município. O público-alvo é, principalmente, aqueles que estão localizados na região da Área de Proteção Ambiental (APA), abrangendo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio na região leste e parte do bairro Carlos Gomes que fica na norte.
 
 
A palestra de sensibilização vai apresentar o Programa Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) SP, cujo objetivo é exatamente sensibilizar e ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas de negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.
 
 
 
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Campinas em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Carlos Gomes e adjacências, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio da Diretoria de Turismo. A palestra é gratuita, mas as vagas são limitadas e por isso é preciso fazer inscrição pelo whatsapp (19) 9.9899.6163.
 
 
 
Além de explicar os módulos do Programa Turismo Rural, no dia serão definidos os participantes que deverão ser 20 produtores rurais. O instrutor da palestra explicará o programa, a carga horária e os requisitos necessários para participar do Programa Turismo Rural.
 
 
 
O Programa oferece módulos desde atividades no campo, gestão de empreendimentos, pontos de venda, hospedagem, alimentação, atendimento, gastronomia e organização de eventos. O horário da palestra é às 8h, no Sítio Monte Belo (que pertence a Antônio Cabral Ramos ou ‘seo Cabral’), na avenida Antonio Ignácio Puppo, nº 1.500, bairro Monte Belo, ao lado da caixa d´água da Sanasa. A avenida abrange os bairros Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Loteamento Chácaras Gargantilhas.
 
 
 
Meio rural
 
 
 
“Nosso município e principalmente essa região da APA tem potencial para expandir o turismo rural e esse programa é importante para capacitar os produtores fornecendo ferramentas para identificar, implantar e estruturar as propriedades rurais para novos negócios”, explica o diretor de Turismo, Eros Vizel.
 
 
 
O diretor lembra que, em tempo de pandemia, o campo passou a ser muito mais procurado pelas pessoas e o meio rural de Campinas tem importantes atrativos turísticos que podem ser explorados. “Esse programa é fundamental porque tem o objetivo de proporcionar uma retomada econômica a partir da estruturação das áreas rurais para o desenvolvimento do Turismo Rural, encontrando maneiras de ajudar os moradores da zona rural a implementarem esse tipo de negócio”, acrescenta o diretor.
 
 
 
"O Sindicato Rural de Campinas em parceria como Senar SP, desenvolve projetos para atender o setor rural, no Programa do Turismo Rural de forma que a propriedade rural tenha ferramentas para identificar e implementar os negócios do turismo, conforme a vocação de cada propriedade rural. Mais oportunidades geram renda, o que motiva o setor rural", disse a coordenadora do Sindicato, Márcia Rosane Marques.
 
 
 
Para a Associação dos Moradores do Bairro Carlos Gomes, a palestra de sensibilização é importante porque une a população, traz melhorias e possibilidades das pessoas trabalharem na região e mostrarem o que já fazem, como seu artesanato, sua comida. “É importante também trazer conhecimento dessa região para que outras pessoas saibam que estamos numa área de preservação. Estamos abertos trabalhar juntos pelo bem de nossa região”.