Baixos estoques de sangue levam Mário Gatti a adiar mais cirurgias hoje

28/01/2022 - 16:06

Os baixos estoques de sangue levaram o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti a adiar duas cirurgias que estavam agendadas para esta sexta-feira, 28 de janeiro. Dois procedimentos já tinham sido adiados ontem (quinta-feira, 28/01), para poder garantir a disponibilidade de hemocomponentes para as cirurgias de urgência.

Nesta sexta, uma cirurgia ortopédica e uma oncológica deixaram de ser realizadas, e ontem, conforme informação atualizada nesta tarde, foram uma vascular e uma torácica.

A orientação para a suspensão de procedimentos que não sejam emergenciais foi encaminhada na quinta-feira pelo Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com queda expressiva nas doações, os estoques do Hemocentro estão baixos. Apenas os tipos sanguíneos AB+ e B+ estão estáveis. Os tipos O+, A-, AB- e B-, enquanto os tipos A+ e O- estão em estado de alerta. As doações, para qualquer tipo de sangue, devem ser agendadas no endereço https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/.

ONDE DOAR EM CAMPINAS

Hemocentro
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária.
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

Hospital Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)

QUEM PODE DOAR

- Pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde;

- Quem tiver 16 ou 17 anos precisa do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez;

- Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas;

- Não pode fumar até duas horas e duas horas depois da doação;

- O doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Crédito: Arquivo

Foto: Mário Gatti: baixo estoque de sangue no hospital | Crédito: Arquivo

Mário Gatti: baixo estoque de sangue no hospital