Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeito pede apoio federal para drenagem dos canais na região do Proença


27/01/2022 - 19:47




 

 

Em visita ao município de Campinas nesta quinta-feira, dia 27, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que vai trabalhar pela liberação de recursos para intervenção nas microbacias hidrográficas do Ribeirão Anhumas (Avenida Princesa D’ Oeste) e do Córrego Serafim (Avenida Orosimbo Maia). O objetivo das obras é mitigar o problema das enchentes em Campinas, principalmente na região do Proença.

 

 

De acordo com o prefeito Dário Saadi, o projeto está em estudos e a análise será concluída em algumas semanas. “O ministro se colocou à disposição para encaminhar, dentro do governo federal, uma parceria em termos de financiamento para o início destas obras”, afirmou.

 

 

De grande proporção, o projeto propõe uma série de obras de drenagem urbana, incluindo piscinões, alargamento e aprofundamento das calhas hídricas, visando obter um melhor e mais eficiente controle das águas pluviais nos momentos de vazantes. São obras de alto custo e com um período longo de execução.

 

 

Essa questão é muito importante e assim que os projetos estiverem concluídos daremos encaminhamento para oferecer todo o apoio técnico e financeiro para que os projetos possam acontecer”, disse o Ministro.

 

 

Sobre o recurso para as obras, Gomes de Freitas afirmou que será necessário fazer a alocação de prioridades e dependerá de aportes do Orçamento Geral da União. “Faremos remanejamento, mas não vai faltar apoio. É muito meritório, um município como Campinas precisa deste tipo de suporte. É uma questão muito séria que precisa ser tratada”, disse.

 

 

O ministro de Infraestrutura esteve em Campinas para visitar o Pátio Ferroviário e se reunir com o prefeito Dário Saadi. Ele também falou sobre os projetos para revitalização do Pátio. Confira aqui.
 


Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Dário expôs ao ministro a necessidade de obras para conter enchentes | Crédito: Carlos Bassan

Dário expôs ao ministro a necessidade de obras para conter enchentes