Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Reunião da FNP discute ampliação de financiamento federal para saúde


17/01/2022 - 13:46




O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da reunião virtual da diretoria executiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), como vice-presidente de Saúde da entidade, na manhã desta segunda-feira, dia 17. O encontro foi realizado em parceria com o Consórcio Conectar e discutiu pautas relacionadas à pandemia de covid-19, entre elas, a liberação dos autotestes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o aumento do repasse de verbas do governo federal para financiamento de leitos. 
 
 
 
Segundo Dário Saadi, a reunião teve como intuito “discutir assuntos importantes das grandes cidades do Brasil e trazer propostas para o enfrentamento da pandemia”. Um dos pontos abordados foi a questão do aumento da demanda nos hospitais, principalmente de leitos de enfermaria. A necessidade do aumento de repasse do governo federal para que os municípios brasileiros possam custear o financiamento de leitos será também uma solicitação a ser feita por Saadi como vice-presidente de Saúde. 
 
 
 
Com relação aos autotestes, a Frente já encaminhou à Anvisa e ao Ministério da Saúde, nas primeiras semanas de janeiro um ofício solicitando aprovação de autotestes de covid-19 para comercialização em farmácias e drogarias. O intuito é fazer com que o País tenha mais uma estratégia de prevenção e controle da pandemia. 
 
 
 
O prefeito de Florianópolis (SC) e presidente do Conectar, Gean Loureiro, destacou ainda que o consórcio conseguiu que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, enviasse 30 milhões de testes rápidos para o controle e monitoramento da doença a municípios brasileiros. Mais de 15 milhões de testes já foram enviados. Ele adiantou, ainda, que alguns editais de compra de medicamentos e de equipamentos para os municípios estão previstos para esse primeiro semestre.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Discussão de pautas importantes para o Brasil  | Crédito: Eduardo Lopes

Discussão de pautas importantes para o Brasil

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Mais recursos para a saúde | Crédito: Eduardo Lopes

Mais recursos para a saúde