Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Conselho da RMC discute situação da Ômicron e H3N2 e reconduz presidência


17/01/2022 - 13:18




O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da 229ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), a primeira do ano, nesta segunda-feira, 17 de janeiro, no hotel Meliá, em Campinas. Na pauta, estavam apresentação da Secretaria de Saúde do Estado sobre Ômicron e H3N2; da Defesa Civil sobre projeto e manual de instruções para Centro de Operação de Emergência; eleição do novo presidente e vice-presidente do Conselho da RMC, entre outros.
 
 
 
A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; e o diretor-executivo da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Odair Dias, com prefeitos e representantes das 20 cidades que compõem a RMC.
 
 
 
“Que as cidades da RMC sejam cada vez mais integradas e que tenhamos um ano muito produtivo para a nossa região.”, disse o prefeito, Dário Saadi.
 
 
 
Para auxiliar as cidades a lidar com o rápido crescimento de casos de síndromes respiratórias no início deste ano, especialmente por causa da variante Ômicron e do vírus H3N2, a diretora de Planejamento da Diretoria Regional de Saúde (DRS – 7), Fernanda Vasconcellos, apresentou números com o avanço de casos no Estado.
 
 
 
“A média de móvel de casos começou a aumentar em janeiro. Mesmo com o boom neste período, esta cepa não é como as anteriores. A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) recomenda o uso racional de testes.”, disse Fernanda. Ela explicou, que embora haja aumento de casos por ser uma transmissão mais rápida, os sintomas são mais brandos, principalmente por causa da vacinação. Também destacou a importância de manter as medidas sanitárias e continuar avançando na vacinação.
 
 
 
O prefeito Dário Saadi sugeriu que os demais municípios avaliem também emitir atestado sanitário, disponível pelo site da Prefeitura, medida já utilizada em Campinas, para evitar o excesso de busca por atestados nas unidades de saúde. Outra sugestão é orientar a população de como agir em caso de sintomas.
 
 
 
Ainda como medida de combate à disseminação dos casos de sintomas respiratórios, seja Covid ou gripe, as cidades da RMC se colocaram de acordo em cancelar festas de carnavais, públicas e privadas.
 
 
 
Também foi aprovado por unanimidade pelos prefeitos, o projeto do Centro de Operações em Emergências (COE) da Defesa Civil. A iniciativa prevê a criação de 20 salas de coordenação para discussão de politicas Públicas voltadas para e redução de riscos de desastres e apoio a situações de crises instaladas nos municípios. O projeto foi apresentado pelo diretor da Defesa Civil de Campinas e coordenador da Câmara Temática sobre o tema na RMC, Sidnei Furtado, e por Maurício Barone, diretor do mesmo órgão em Vinhedo.
 
 
 
Presidência do Conselho
 
Nesta reunião, foram definidos, por aclamação, a permanência, dos atuais presidente e o vice-presidente do Conselho da RMC, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, e o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, respectivamente, para o mandato de 2022. “Vamos continuar a trabalhar muito pela região”, disse o presidente Gustavo Reis.

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Dário Saadi sugeriu que os demais municípios avaliem também emitir atestado sanitário | Crédito: Fernanda Sunega

Dário Saadi sugeriu que os demais municípios avaliem também emitir atestado sanitário

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Reunião teve participação de prefeitos e representantes de 20 cidades | Crédito: Fernanda Sunega

Reunião teve participação de prefeitos e representantes de 20 cidades

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Presidência do Conselho foi mantida | Crédito: Fernanda Sunega

Presidência do Conselho foi mantida

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Gustavo Reis: muito trabalho pela região | Crédito: Fernanda Sunega

Gustavo Reis: muito trabalho pela região