População em vulnerabilidade toma dose de reforço contra covid-19

12/01/2022 - 13:07

A Secretaria de Saúde, por meio do Consultório na Rua, aplicou, na manhã desta quarta-feira, 12 de janeiro, 21 doses de reforço da vacina contra a covid-19 na Casa São Francisco, no bairro Vila Nova, que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade. O Consultório na Rua está vacinando esse público desde o dia 10 de janeiro, com o imunizante da Janssen.

A ação segue até o dia 21 de janeiro e a expectativa é imunizar cerca de 1.900 pessoas. A equipe vai percorrer, no total, mais de 30 locais, incluindo abrigos, albergues, casas de passagem, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pontos fixos ao ar livre, entre outros. A primeira dose foi aplicada em julho de 2021.

A coordenadora do Consultório na Rua, Alcyone Januzzi, explica que a ação é para atender e imunizar a população que já é acompanhada pela equipe rotineiramente. “A ideia é aplicar a dose adicional nos usuários que já tomaram a primeira dose em julho. É uma população itinerante, com características próprias”, disse. “Não tivemos nenhum caso de recusa à vacina. É uma população que já nos conhece e confia no nosso cuidado. Também estamos tendo boas surpresas, muitos deles estão indo por conta própria aos centros de saúde para tomar a dose adicional. O nosso objetivo, que é a adesão à saúde, está sendo bem atingido”, disse Alcyone.

Antônio Almeida de Souza, 59 anos, tomou a dose de reforço nesta manhã e destacou a importância da vacinação. “É muito importante, não apenas para a minha saúde, mas para a das outras pessoas. Com esta etapa, da dose de reforço, estou mais tranquilo, me sinto com mais liberdade”.

Além do imunizante da Janssen, o Consultório na Rua está disponibilizando, durante a ação, doses das demais fabricantes, caso seja necessário.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Nesta quarta, vacinação foi na Casa São Francisco. | Crédito: Eduardo Lopes

Nesta quarta, vacinação foi na Casa São Francisco.

Foto: Ação segue até 21 de janeiro. | Crédito: Eduardo Lopes

Ação segue até 21 de janeiro.

Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Além do imunizante da Janssen, estão disponibilizando doses das demais fabricantes. | Crédito: Eduardo Lopes

Foto: Serão percorridos 30 locais da cidade. | Crédito: Eduardo Lopes

Serão percorridos 30 locais da cidade.