Representantes do Conselho Municipal de Entorpecentes são empossados

10/01/2022 - 17:05

Os novos conselheiros do Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) foram empossados pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, nesta segunda-feira, dia 10, em cerimônia virtual na Sala Azul. Composto por 34 representantes, divididos entre poder público e sociedade civil, o Comen tem o objetivo de propor as diretrizes da política municipal de prevenção ao uso de drogas e substâncias que causam dependência. O mandato dos conselheiros é de dois anos e vai até 2023.

O prefeito enfatizou que prevenir e lutar contra a dependência química é um trabalho muito difícil, constante e diário. “Quero participar ativamente deste trabalho e tenho ideias para discutir com o Conselho. Agradeço a disponibilidade principalmente de quem representa a sociedade civil. A participação no Conselho não é remunerada, é voluntária. Todos que participam estão aqui de boa vontade porque acreditam no ser humano e em uma sociedade melhor”.

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, destacou que o papel do conselho é fundamental. Ela chamou a atenção para a questão do uso de substâncias psicoativas pela população de rua em Campinas. A última contagem apontou que quase 70% dessa população possui dependência química. “É fundamental que possamos atuar na prevenção e ter mecanismos para coibir esse uso. A parceria entre poder público e sociedade civil é muito importante. Contem com a Secretaria sempre que necessário”.

Criado pela lei nº 6.849, de 17 de dezembro de 1991, de autoria do vereador Luis Carlos Rossini, o Conselho inclui instituições de ensino e organizações que atuam com prevenção e tratamento, além de representantes das polícias federal, militar e civil. Reúne-se uma vez por mês e também realiza atividades educativas.

Participando remotamente, Rossini ressaltou que é preciso atualizar as políticas públicas para enfrentar essa realidade que faz cada vez mais vítimas e destrói famílias. “É um novo momento e, com certeza, esse time que está sendo empossado hoje está preparado para enfrentar esse desafio com profissionalismo, cidadania e responsabilidade”.

Representando a sociedade civil no evento, a conselheira, presidente do Instituto Padre Haroldo e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Lúcia Decot Sdoia, também disse esperar que o órgão avance nas políticas de prevenção, redução à demanda e cuidado das pessoas que sofrem com o uso de álcool e drogas.

O evento teve ainda a participação presencial da coordenadora de Prevenção ao Uso de Drogas, Marilda Martins e do vereador Nelson Hossri, que também já exerceu a mesma função em gestão passada. Representando o Conselho Comunitário de Polícia, também estiveram presentes, o presidente do órgão, Arthur Vasconcelos Rezende, e a diretora jurídica, Michelli Rezende Lallo.

A nomeação dos conselheiros foi publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro de 2021.

Conselheiros:

Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos

Titular: Marilda das Graças Martins

Suplente: Jonas Neris de Sousa

Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública

Titular: Rogério Donizetti Bueno

Suplente: Claudia Helena Rocato Machado

Titular: Fernando Henrique Martins

Suplente: Mario Marcelo Nicomedes Ramos

Titular: Raphael Valentino Marques de Lima

Suplente: Roberta Silveira dos Reis

Federação Brasileira de Amor Exigente (Febrae)

Titular: Alessandra de Souza S. Morales

Suplente: Antonio Benedito da Silva Neto

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Titular: Salvador Scarpelli Neto

Suplente: Renan Archangelo Pazini

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Titular: Renata Cruz S. de Azevedo

Suplente: Karen Batista

Lions Club Campinas

Titular: Lourdes Aparecida Zamariola

Suplente: Neuza de Castro Luz

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)

Titular: Newton C. Caetano Monteiro

Suplente: Rita de Cássia Viotti

Polícia Civil do Estado de São Paulo

Titular: Eduardo Simões Miraldi

Suplente: Luis Augusto Mitta

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Titular: Edmar dos Santos Pedrosa Jr.

Suplente: Paulo Bueno Junta Jr.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC)

Titular: Juliana S. Baracat Zeferino

Suplente: Cristiane M. Marangoni Valli

Conselho Comunitário de Polícia

Titular: Michelli Rezende Lallo

Suplente: Arthur Vasconcellos Rezende

Federação Bras. de Comunidades Terapêuticas (Febract)

Titular: Vinicius Marinacci Cardim

Suplente: Lucas Roncati Guirado

Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac)

Titular: Natália Cristina Valente

Suplente: Dione Barbieri Jr.

Instituto Padre Haroldo Rham

Titular: Lúcia Decot Sdoia

Suplente: Juliano Pererira dos Santos

Polícia Federal

Titular: Andre A. de Azevedo Ribeiro

Suplente: Alexandre Rabelo G. Costa

Foto: São 34 conselheiros empossados. | Crédito: Carlos Bassan

São 34 conselheiros empossados.

Foto: Prefeito e a secretária de Vandecleya Moro | Crédito: Carlos Bassan

Prefeito e a secretária de Vandecleya Moro

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Presidente do Conselho Comunitário de Polícia, Arthur Vasconcelos RezendeArthur Vasconcelos  | Crédito: Carlos Bassan