Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Prefeito participa de ação social em parceria com a Cufa no Parque Oziel


04/11/2021 - 14:51




A Central Única das Favelas (Cufa) realizou evento em parceria com a Prefeitura de Campinas nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, no Parque Oziel, para comemorar o Dia da Favela. A expectativa da Cufa é atender entre 600 e mil pessoas ao longo do dia. Pela Prefeitura, o Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Secretaria Municipal de Saúde estavam com estandes onde os moradores podem ter acesso a informações sobre cursos de qualificação, vagas de emprego e serviços sociais, além de passarem por uma avaliação de saúde. 
 
 
O evento também homenageou Henry Paulino, que faleceu em 2020 aos 38 anos, quando era presidente da Cufa Campinas. 
 
 
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, parabenizou a iniciativa da Cufa em promover o evento e fez questão de lembrar a importância de Paulino no trabalho social com as comunidades da cidade. “Hoje a Cufa promove este evento fantástico que está trazendo uma série de serviços aqui para o Parque Oziel e Monte Cristo e não podemos deixar de homenagear Henry Paulino, que coordenou a Taça das Favelas, a única edição que foi realizada fora de uma capital e que marcou o esporte em Campinas”, afirmou o prefeito.
 
 
A presidente da Cufa Campinas, Michele Eugênio, agradeceu a parceria da Prefeitura e destacou a importância do Dia da Favela para combater estigmatização da população que vive nestas regiões e mostrar o valor destas pessoas. 
 
 
A secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, também esteve no evento. Além dos serviços da Prefeitura, o Dia da Favela conta com a unidade móvel do Cadastro Único, do Governo Federal, corte de cabelo, atividades culturais e para crianças, como pula-pula e oficina de pipas. 
 
 
Dia da Favela
 
 
No dia 4 de novembro de 1900, o chefe de polícia no Rio de Janeiro, Enéas Galvão, redigiu um documento se referindo ao Morro da Providência como “favela”. A primeira lei que instituiu o Dia da Favela foi sancionada na cidade do Rio de Janeiro em 2006, mas atualmente a data é lembrada em todos os municípios onde há trabalho da Cufa.    

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Celebração oferece serviços e deve atender cerca de mil pessoas durante o dia de hoje | Crédito: Divulgação

Celebração oferece serviços e deve atender cerca de mil pessoas durante o dia de hoje

Crédito: Divulgação

Foto: Dia da Favela: combate estigmatização da população que vive em comunidades | Crédito: Divulgação

Dia da Favela: combate estigmatização da população que vive em comunidades

Crédito: Divulgação

Foto: Prefeito Dário Saadi elogiou trabalho da Cufa e homenageou memória de Henry Paulino | Crédito: Divulgação

Prefeito Dário Saadi elogiou trabalho da Cufa e homenageou memória de Henry Paulino