Logotipo da Prefeitura Municipal de Campinas
 

Notícias

Febre maculosa: Vigilância orienta equipes de manutenção das áreas verdes


15/10/2021 - 14:28




A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, esteve com cerca de 700 funcionários de quatro empresas terceirizadas, que trabalham na manutenção de áreas verdes da cidade, para orientar sobre prevenção e riscos de transmissão de febre maculosa, causada por uma bactéria que pode estar presente no carrapato-estrela. Os encontros de orientação foram nesta sexta-feira e na passada, dias 15 e 8 de outubro.
 
 
As reuniões foram realizadas nas unidades das empresas _ Converd, Carrara, MB Engenharia e Litucera _, prestadoras de serviços à Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Os funcionários trabalham diretamente na manutenção de áreas verdes, como praças, canteiros, jardins, parques e bosques municipais e margens de córrego, áreas com vegetação e em que circulam animais silvestres, como capivaras, e também cavalos, por exemplo. Esses locais e hospedeiros podem ter o carrapato-estrela.
 
 
Os funcionários foram orientados quanto aos cuidados no uso dos uniformes, que devem ser de mangas e calças compridas, botas e/ou sapatos fechados, barras da calça por dentro das meias e blusas por dentro da calça. São formas de tentar impedir a passagem do carrapato-estrela do ambiente para o corpo das pessoas.
 
 
Além da prevenção, os técnicos também alertaram de que em caso de febre e dor de cabeça, sintomas que podem indicar uma possível infecção por febre maculosa, é necessário procurar uma unidade básica de saúde e avisar sobre ter estado em áreas de vegetação, para que o tratamento tenha início imediatamente.
 
 
A orientação nas empresas foi realizada pela coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e bióloga, Elen Fagundes; a bióloga Angela Santiciolli; o veterinário Daniel Cerquetani; e os técnicos agropecuários Vladison de Mello e Diego de Naday.

Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução

Crédito: Divulgação

Foto: Servidores do Devisa estiveram nas empresas orientando equipes que trabalham em campo | Crédito: Divulgação

Servidores do Devisa estiveram nas empresas orientando equipes que trabalham em campo

Crédito: Divulgação

Foto: Além dos cuidados de prevenção, pessoal da limpeza de áreas verdes foi alertado sobre sintomas da febre maculosa | Crédito: Divulgação

Além dos cuidados de prevenção, pessoal da limpeza de áreas verdes foi alertado sobre sintomas da febre maculosa