Prefeito destaca ações do Paes durante o RetomaSP e Estado libera R$ 63 mi

17/09/2021 - 14:25

Nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, até às 17h, o Governo do Estado de São Paulo realiza, em parceria com a Prefeitura de Campinas, Acic e Sebrae-SP, o RetomaSP.  No primeiro compromisso do dia, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, esteve na abertura do evento do Expo Dom Pedro, onde o governador do Estado de São Paulo, João Doria, autorizou a liberação de R$ 63 milhões em investimentos na região de Campinas somando R$ 520 milhões em todo o Estado em ações direcionadas ao empreendedorismo para a recuperação da economia. O prefeito fez um balanço das 12 ações divulgadas até o momento do Programa de Ativação Econômica e Social, o Paes, que vão permitir a geração de R$ 4 bilhões em investimentos e a criação de 20 mil vagas de empregos no município.

São dois eventos simultâneos sendo realizados na cidade durante o RetomaSP: um no Expo Dom Pedro, voltado para empresários e lideranças regionais, e outro no Largo do Rosário, onde estão sendo oferecidos diversos serviços para trabalhadores que buscam emprego, estudantes e pequenos empreendedores.

Na sequência, ainda pela manhã, o prefeito seguiu com a comitiva do Governo do Estado para o Centro da Cidade. Na solenidade no Largo do Rosário, o governador autorizou a assinatura de convênios para a criação da Casa da Juventude em quatro municípios (Artur Nogueira, Cosmópolis, Monte Mor e Saltinho) e de dez mil vagas de qualificação profissional gratuita de tecnologia oferecidas pela Softex/UP Skill. Também foram entregues vouchers a beneficiários dos programas Alimento Solidário, Vale Gás, Dinheiro Direto na Escola, Bolsa Trabalho, SP Tech, além do Banco do Povo.

O prefeito de Campinas reconheceu a liderança do Governo do Estado na promoção das vacinas e que o Brasil está controlando a pandemia graças a essa iniciativa “Campinas teve 1,5 milhão de doses aplicadas com hora marcada, sem aglomerações, dando um exemplo e um show de cidadania. Com isso, vamos impulsionar a retomada da economia ainda mais. O PIB da nossa região cresceu 9,2% no primeiro trimestre e o início do RetomaSP aqui é muito simbólico”, afirmou Saadi.

O governador João Doria afirmou que Campinas é símbolo do trabalho, da cultura, da resiliência e da dedicação e um grande exemplo de integração entre os setores público e privado. Doria também destacou a importância da vacina para a retomada econômica “Estamos retomando a economia com a preservação da autonomia, não abrindo mão de salvar vidas. Salvando vidas, salvamos a economia”, concluiu.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, destacou o papel do empreendedorismo feminino na retomada e revelou que as mulheres aderiram duas vezes mais a abertura do próprio negócio em relação aos homens. “Ações como o Empreenda Mulher e o Bolsa Empreendedor são fundamentais para estimular a geração de renda. A região de Campinas é recordista em concessão de microcrédito, via Banco do Povo, que já somou mais de R$ 23 milhões”, afirmou a secretária. O Bolsa Empreendedor oferece um aporte de R$ 1 mil para empreendedores se formalizarem e terem capita para iniciar as atividades.

Também participaram do evento o secretário municipal de Campinas de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, o secretário de Finanças, Aurilio Caiado, e a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro.

Largo do Rosário

O RetomaSP prossegue até as 17h no Largo do Rosário, centro de Campinas.

A Prefeitura está oferecendo os serviços do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas, CPAT, que está com 300 vagas abertas de emprego, do Banco do Povo, além dos cursos de qualificação do Ceprocamp.

Já entre os serviços do Governo do Estado, estão com estandes na praça o Poupatempo (serviços digitais), Empreenda Rápido, cursos Novotec, Via Rápida e Empreendedorismo, Bolsa do Povo (Bolsa Trabalho e Bolsa Empreendedor), JUCESP, SEBRAE-SP e universidades (Unicamp, Unesp e Univesp).

Crédito: Fernanda Sunega

Foto: Prefeito apresentou Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) | Crédito: Fernanda Sunega

Prefeito apresentou Programa de Ativação Econômica e Social (Paes)

Crédito: Fernanda Sunega