19/08/2021 - 15:18
O Hospital Municipal Mário Gatti realizou pela primeira vez, recentemente, uma cirurgia de tumor colorretal com uso de equipamento de videolaparoscopia com imagens 3D e transmissão ao vivo pela internet. O procedimento é parte de um programa de treinamento de cirurgiões do Brasil e da América Latina desenvolvido pelo Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa, que visa difundir a técnica de cirurgias colorretais minimamente invasivas.
No programa de treinamento, as cirurgias são realizadas em diversos hospitais do Brasil e o Mário Gatti foi convidado a fazer parte da plataforma de treinamento em cirurgia para câncer de intestino e de reto. O treinamento é comandado pelos médicos Gustavo Sevá Pereira, do Mário Gatti, e por Mauro Pinho e Miguel Pedroso, fundadores do Instituto Lubeck.
Além de um aprendizado importante para a equipe de médicos residentes e alunos de medicina, o procedimento traz benefícios aos pacientes, afirma o proctologista Joaquim José Oliveira Filho, do Serviço de Coloproctologia do Mário Gatti.
“Com a laparoscopia 3D, a equipe médica tem uma visão com profundidade do procedimento e, ao contrário de uma cirurgia convencional – aberta – de grande porte, onde o paciente fica internado em média por dez dias, é feita uma pequena incisão, com menos riscos e uso de materiais descartáveis, e ele tem alta em três dias”, disse.
A primeira cirurgia ao vivo no centro cirúrgico, com transmissão pela internet, foi feita na última sexta-feira, dia 13 de agosto, e utilizou uma plataforma que é o que existe de mais moderno em cirurgia laparoscópica hoje. “Foi realizada em 3D, com material de avançada tecnologia”, informou Oliveira Filho. Está em estudo a implantação da técnica na rotina do hospital para beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Clique aqui para acessar as imagens desta matéria em alta resolução
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados